O prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, recebeu na tarde desta quinta-feira, 13, em seu gabinete, o governador Sergio Cabral e a presidenta da República, Dilma Rousseff, que sobrevoou a cidade e testemunhou a tragédia vivida pela população friburguense.
De galocha e colete da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Dilma ofereceu apoio total ao prefeito e já disponibilizou ao município equipes das Forças Armadas, hospital de campanha da Marinha – que será instalado no SESI de Conselheiro Paulino – além de helicópteros e maquinário pesado para remoção de escombros (que chegará assim que a estrada serrana estiver totalmente desobstruída). A presidenta já deu ordem para liberar recursos no valor de R$ 780 milhões às cidades serranas.
O governador Sergio Cabral já enviou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Estado, além de máquinas para ajudar nas buscas às vítimas e desobstrução do acesso a Nova Friburgo. Cabral trouxe também a notícia do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que disponibilizará o apoio dos funcionários e equipamentos da Comlurb para limpeza de Nova Friburgo, que corre riscos de epidemias.
Socorro às vítimas
O prefeito Dermeval, que está em tempo integral acompanhando as equipes e tomando as providências necessárias para amenizar o caos friburguense, informou que já há um carregamento de água potável sendo distribuído à população mais atingida e que a prefeitura está trabalhando em conjunto com as Companhias de Água e Luz para restabelecer o abastecimento em toda a cidade, que está com 40% do fornecimento de água e 70% de energia elétrica.
Dermeval também salientou que o hospital Raul Sertã, que estava debaixo d´água, já está recebendo pacientes, em cooperação com o hospital da Unimed, que também ofereceu suas instalações para as vítimas das chuvas. Segundo o prefeito, há locais estratégicos distribuídos pela cidade.
- Montamos um IML no ginásio Celso Peçanha, no colégio IENF, centro da cidade, para reconhecimento de corpos, abrigo na Sociedade Esportiva Friburguense, também no centro, além de abrigos no distrito de Conselheiro Paulino e no bairro de Olaria.
O prefeito pede à população para que deixe as áreas de risco imediatamente e economize água, pois ainda não há previsão de restabelecimento do serviço. Dermeval solicitou ainda a doação, que pode ser feita diretamente na prefeitura, de água potável, colchonete, alimentos não perecíveis e material de limpeza.
- É hora de nos unirmos. Quem puder ajudar, faça. Quem não puder, procure abrigo em casas de parentes e nos locais indicados pelos agentes da prefeitura e Defesa Civil (tel: 199). Não permaneçam nos locais de risco. As pessoas que estão seguras, não saiam às ruas, para facilitar o tráfego das equipes de resgate. Estamos trabalhando junto aos governos estadual e federal para evitar futuros desabamentos e resgatar quem ainda está desaparecido, avaliou Dermeval.
Até este momento o número de mortos chega a 232. Um velório coletivo foi montado no bairro Ypu e os familiares das vítimas reconhecidas estão seguindo para o local.
As áreas mais atingidas são: Conselheiro Paulino, São Geraldo, Rio Grande de Cima, Prainha, Conquista, Chácara do Paraíso, Duas Pedras, Córrego D’Antas, São Jorge, Floresta, Nova Suíça, Stucky, Vargem Alta, Toledo, Granja Spinelli, Campo do Coelho, Lazareto, Jardim Califórnia, Vilage, Centro, São Cristóvão, Tingly, Vila Nova, Riograndina, Cardinot e Alto do Catete.
Um comentário:
Olá, gsotaria de obter informação sobre a situação da Rua Manoel Elias Perroud em Conselheiro Paulino. Estou procurando os sobrinhos de uma amiga que está muito nervosa. A irmã de minha amiga faleceu acerca de 7 meses e a filha com esposo e filhos moram nesta rua, tentamos contato mas sem sucesso. Informações pode deixar no email: yriamma@yahoo.com.br.
Grata,
Mairy.
Postar um comentário