segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma CPI?

Dos 83 mil imóveis de Nova Friburgo, cerca de 50 mil estão em situação irregular. Há apenas quatro funcionários para fiscalizá-los – e um deles saiu de licença médica.

Não seria difícil identificar os autores do que o governador Sérgio Cabral batizou com acerto de “crônica de uma tragédia anunciada” – burocratas, fiscais, secretários de habitação, prefeitos. A propósito: por que Cabral não patrocina na Assembléia Legislativa uma Comissão Parlamentar de Inquérito para passar tudo a limpo?

A exposição pública dos desmandos e a nomeação dos responsáveis por eles poderiam ajudar a reduzir no futuro a emissão de licenças para construções destinadas a serem tragadas por chuva e lama. Mas, desde já concordo: dificilmente serviriam para condenar alguém à cadeia ou a indenizar os desabrigados e as famílias dos mortos.

Blog do Noblat

Comentário do TNF: Sabemos que dificilmente haverá uma CPI para tratar do assunto, bem como entendo que nesse momento não nos cabe ficar buscando um culpado, até porque, todos os que passaram pela municipalidade, até os dias de hoje, são, de certa forma, responsáveis - não fiscalizaram, não impediram e ainda recolheram tributos de áres consideradas de risco.

E assim como todos os que passaram pela municipalidade, que foram conduzidos às suas funções através do voto popular, cabe aos cidadãos friburguenses, nas próximas eleições, avaliarem melhor as suas escolhas
.

Nenhum comentário: