Por considerar nocivo aos alunos o livro didático “Por uma vida melhor: Educação de Jovens e Adultos”, cuja proposta pedagógica defende o uso da linguagem popular - casos como ‘nós pega o peixe’, ‘os menino pega o peixe’, ‘os livro’, ‘os livro mais interessante’, entre outros -, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj entrou com ação coletiva de consumo no fim da tarde desta sexta-feira, 20 de maio, contra a Editora Global, responsável pela distribuição da publicação. A Comissão pede que seja proibida a comercialização do livro e retirados do mercado os exemplares que, por ventura, já foram vendidos. Foi requerida, também, indenização por danos morais coletivos – ação ajuizada na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio.
O objetivo do livro foi o de combater a discriminação linguística. Mas, no entender da Defesa do Consumidor da Alerj, apesar da aparente boa intenção da editora, a proposta pedagógica levará , no futuro, a consequências danosas milhares de alunos em todo o País.

“
Esse livro, caso não seja retirado do mercado, vai acentuar ainda mais as desigualdades sociais. O acesso às universidades e faculdades, e aos empregos públicos e particulares, ficará mais longe do alcance daqueles que a editora e os autores da obra pretendem defender”, ressaltou a deputada Cidinha Campos (PDT / RJ).
JB OnlinePerfeita a colocação da deputada! O livro pode até ter o objetivo combater a discriminação linguística. Mas para combatê-la, o governo deveria investir mais na Educação, a fim de diminuir as desigualdades sociais, e não fomentá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário