sexta-feira, 20 de maio de 2011

Garotinho: lei federal beneficiou a CBF com a renúncia fiscal de R$ 1,1 Bi

Anthony Garotinho (PR/RJ) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (19), para denunciar que a CBF foi beneficiada, em dezembro passado, pelo então presidente Lula, com a Lei 12350/2010, que concede à entidade o benefício da renúncia fiscal. O valor dos tributos que a entidade deixará de recolher aos cofres da União totaliza R$ 1,1 Bi.

De acordo com Garotinho, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, é acusado por um dirigente do futebol inglês de ter cobrado propina para que a Inglaterra fosse escolhida a sede da Copa de 2018, no lugar da Rússia.

O ex-governador criticou o dirigente brasileiro por ter viajado a Brasília em março passado, para pressionar os líderes dos partidos para que orientassem os seus deputados a não assinar o requerimento pedindo a instalação da CPI. Dias depois, alguns parlamentares começaram a recuar, pedindo a retirada de seus nomes do documento. Garotinho disse ser dever do Parlamento brasileiro investigar os contratos mantidos pela CBF com vistas à realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele informou que o presidente da CBF chegou a presentear alguns parlamentares com a camisa da seleção, como forma de agradecimento pela retirada de seus nomes do requerimento.

Nenhum comentário: