A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomilite será no sábado, 18 de junho, visando manter a erradicação da paralisia Infantil no país. A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde (Imunização), informa que toda criança menor de cinco anos deve comparecer a um dos postos de vacinação levando a caderneta de vacinação. A meta é vacinar 95% da população alvo, que representa aproximadamente 11.336 crianças menores de cinco anos de idade. Em Nova Friburgo, haverá vacinação em 57 pontos de vacinação, envolvendo cerca de 350 profissionais. SE por algum motivo, a criança não tiver a caderneta, deverá dirigir-se a um posto para receber a dose de vacina neste dia.
Sintomas da poliomielite
Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta.
Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário