quarta-feira, 1 de junho de 2011

PT com Dermeval (3)

Já está definido o nome do novo Secretário, ou melhor, Secretária, que ocupará a pasta de Planejamento e Desenvolvimento Econômico no governo municipal. Trata-se da petista Valéria Gomes.

E para a Secretaria de Ciências e Tecnologia, ocupará a vaga, o também petista, Igor Pinto.

A ala do PT contrária ao ingresso da sigla no governo Dermeval, manifestou sua posição, que foi publicada no grupo Transparência Nova Friburgo, no Facebook, que vocês poderão conferir a seguir:

Os filiados ao Partido dos Trabalhadores abaixo-assinados, por ocasião da recente decisão da Comissão Executiva Municipal que deliberou pela adesão do Partido ao atual governo municipal, vêm a público manifestar sua posição—amparados no artigo 13, inciso XIII do Estatuto.

A decisão que aqui se critica é ilegal e ilegítima. Fere o artigo 77, “b”, do Estatuto do PT, que prevê que é atribuição do DIRETÓRIO MUNICIPAL e não da COMISSÃO EXECUTIVA “estabelecer a posição do Partido em relação às questões políticas no âmbito municipal”. A equivocada decisão foi rejeitada por dois integrantes da Comissão Executiva—o vereador Cláudio Damião e a secretária-geral do Partido Célia Campos—, que pontuaram sua ilegalidade e a necessidade de se convocar uma reunião do DIRETÓRIO MUNICIPAL com esta pauta específica. A reunião da Executiva foi convocada com menos de 24 horas de antecedência, após meses de inércia absoluta da Direção partidária, ao arrepio do que dispõe o artigo 80 do Estatuto do PT.

Ao não submeter à base do Partido matéria de tal relevância e, sabidamente, não apoiada por larga parcela dos filiados, a irregular decisão feriu a democracia interna—princípio fundamental do Partido dos Trabalhadores.

Em troca da participação do Partido no governo foram oferecidas duas secretarias e alguns cargos de segundo escalão, todos a serem ocupados por integrantes do grupo adesista.

Além de ilegal, a aproximação do Partido a esta Administração provisória é inoportuna e historicamente equivocada, pois o Município vive um delicado cenário de instabilidade política, cujos desdobramentos, desconhecidos por todos, impedem o desenvolvimento de quaisquer projetos políticos consistentes e transformadores.
A aproximação pretendida contradiz a luta histórica que o Partido dos Trabalhadores desta cidade vem travando contra o grupo político que domina a máquina administrativa municipal, alvo de ações de improbidade administrativa e outras investigações.

A deliberação foi simultânea às articulações do vereador Cláudio Damião para que fosse instalada uma CPI na Câmara Municipal a fim de apurar irregularidades da atual Administração. A iniciativa do vereador, que tem o apoio dos filiados abaixo-assinados, busca investigar desmandos administrativos graves, cuja apuração poderá, inclusive, ensejar ações judiciais. Às denúncias do vereador somam-se outras, igualmente graves, que também sugerem a temeridade dessa aliança. São exemplos eloquentes a iniciativa do governo que privatizou os cemitérios municipais e a que vem tentando fazer o mesmo com os serviços de administração de estacionamento e multagem eletrônica.

Quando um Partido político perde sua identidade, suas referências, e passa a atuar em função de interesses pontuais, a sua prática se desqualifica. Aliar-se ao projeto político que hoje ocupa a Prefeitura tornará ainda mais difícil a afirmação de alternativas sólidas, que deem máxima prioridade à radicalização do processo democrático e à transparência da gestão pública.

Os filiados abaixo-assinados repudiam veementemente o autoritarismo da Direção partidária, que ignorou a tradição democrática do Partido dos Trabalhadores e impôs uma decisão sem qualquer tipo de justificativa ideológica ou programática. Nova Friburgo vive um momento dramático, cujos contornos sugerem ações coerentes e planejadas—sem traços de oportunismo.

Cláudio Damião Santos
Mário Dutra de Castro
Guilherme de Oliveira Estrella
Ney Fabiano de Castro
Gabriel Mafort
Alexandre Vieiralves de Castro
Carlos Frederico Vieiralves de Castro
Rafael Borges
Celia Campos
Luiz Carlos Quintieri
Sylvio Montenegro
Norma Munhê Jacomim
João Clemente Moura
Manoel Espedito da Silva
Luiza Amorim
José Mario Amorim
Edil Nunes de Barros
Carmem Saporetti
Maria José Vieira
João do Canto
Martinho Bello
Antonio Carlos (Cacau)Rezende
Francisco Honorato Cherede
Rosalvo Petrillo Risso
Michele Risso Pacheco
Roberto Storck
Gabriela Garcia
Salua Rafidi
Rosangela Maria da Silva Santos
Andréa Lemos Bezerra
Wellington Correa
João Domingos
Mario Pacheco
Milton Soares
Rosa Mitidieri
Paulo Roberto Zebendo
Erick Ubacker Teixeira
Heraldo Lopes Lorena
Eliana Rodrigues Silva
Janaína Gralato Batista
Maria José Gralato Batista
Rafael Guerra Borges
Tânia Schettini
Orlando Amêndola
Maria das Graças Macedo
Adilson Constantino
Thiago Mafort
Diogo Montenegro
Cecilia Tróia
Adriane Kaestrli
Marcelle Lyra
Niobei Motta Camargo Júnior

Nenhum comentário: