Na última quinta-feira, 02, a Sala de Situação da Dengue fez mais um encontro para discutir assuntos pertinentes ao tema. A sala é uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde para criar estratégias que colaborem no atendimento de pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Nos encontros, representantes de diversos setores da Fundação expõem suas realidades de trabalho a fim de estabelecerem propostas de avanços no atendimento a população. Desde sua primeira reunião o grupo já alcançou algumas metas. Uma delas foi promover a capacitação de 80 Agentes Comunitários de Saúde. Na oportunidade os profissionais, que fazem visitas domiciliares, aprenderam a avaliar depósitos que acumulam água e também eliminá-los. A segunda etapa do curso com os ACS foi treiná-los a fazer uma entrevista sobre os sintomas da doença. “É uma forma de colaborar com o médico da família sobre o histórico sintomático do indivíduo”, diz Melânia Hoelz, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Após a aula, os presentes participaram de uma oficina de campo com monitores onde vivenciaram o trabalho.
Outra conquista da Sala de Situação foi o treinamento para técnico de enfermagens da Estratégia de Saúde da Família. Os profissionais aprenderam a coletar o sangue para o teste bem como dinamizar a entrega do laudo ao paciente.
A secretária de Saúde, Drª Jamila Calil, apoia a iniciativa e incentiva a continuidade da Sala de Situação. Até agora já são 443 casos confirmados no município e a Sala de Situação busca colaborar para a diminuição dos casos em Nova Friburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário