quinta-feira, 28 de julho de 2011

FMS recebe médicos voluntários de Santa Catarina

Doutor Márcio Makoco Mishida é clínico geral e se mobilizou com a tragédia que assolou Nova Friburgo no início de 2011. Morador de Santa Catarina, o médico se colocou à disposição para ampliar os serviços da Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferecidos pela Unidade Básica de São Geraldo. A equipe, que também conta com dois estagiários da área médica, atende toda à população dos bairros de São Geraldo, Solares II e Santa Bernadete.



Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município, Soraya Campos Babo, o atendimento é de livre demanda, ou seja, não apenas para o público atingido pela enchente. “Todos foram atingidos de alguma forma, por isso o atendimento será para toda a população dos bairros”, diz Soraya.

As consultas acontecem na Creche Solares, mas na necessidade de uma especialização, os pacientes são encaminhados para a Unidade de São Geraldo. “Muitos deles precisam passar por diagnósticos sanguíneos, por isso os encaminhamos para nosso posto de saúde. Lá eles fazem o exame e posteriormente buscam o resultado”, diz Guilherme Alves, chefe do Posto de São Geraldo. O profissional ainda diz que para outras especialidades, como fonoaudiólogo, psicólogo e dentistas, os pacientes são encaminhados para outras Unidades da rede municipal.

As crianças também passam por atendimento pediátrico. A Médica Eliene Rodrigues, que atende na Unidade São Geraldo, está juntamente com a equipe catarinense, e durante todo o dia, atende dezenas de crianças.

Na localidade de Santa Bernadete, o atendimento será na rua das Pedrinhas, em São Geraldo, na própria Unidade Básica.

Nenhum comentário: