segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Evento da educação quer mobilização social e consciência ecológica

Nesta terça, dia 25, será apresentado o painel sobre Mobilização Social pela Educação e o Projeto Meu Querido Pau-Brasil. O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fortalecer a participação das famílias na vida escolar dos filhos e a colaboração que os segmentos organizados da sociedade e os órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além das lideranças sociais e religiosas, podem oferecer no processo de melhoria da qualidade da educação.

O evento, que acontecerá no teatro do Nova Friburgo Country Club, de 13h30 às 17h, com entrada franca, terá também a entrega de kits pedagógicos do projeto Meu Querido Pau-Brasil (que incluem uma muda de pau-brasil, CD, banners, jogo infantil, apostila para o professor, carteirinhas de amigo do pau-brasil e tinta da árvore) para 130 escolas públicas municipais de Nova Friburgo, abrangendo mais de 19 mil alunos.

A coordenadora executiva do MEC, Profª Linda Goulart, estará presente, ressaltando a importância do plano como estratégia do governo federal de elevar o nível educacional das nossas crianças e adolescentes.

O coordenador estadual do PMSE, David Francisco Arcênio, falará sobre os principais aspectos do plano e como ele pode contribuir para a melhoria da educação de nosso município.

O Projeto Meu Querido Pau-Brasil foi criado pelo Instituto Casa do Pau-Brasil, representado pela presidente Maria Luiza M.S. Ferreira, pedagoga e gestora ambiental, e Humberto Möller, economista e gestor ambiental, com dois objetivos: plantar um milhão de árvores até o final de 2012, recuperando áreas degradadas; e introduzir nas escolas, através de um projeto pedagógico baseado na árvore do pau-brasil, a temática ambiental e todas as suas correlações com as principais questões que envolvem a sociedade e a busca de um novo conceito de cidadania.

O Projeto utiliza a palavra “brasileiro” (uma profissão - como pedreiro, engenheiro e padeiro - ligada à extração do pau-brasil, no início do Século XVI) como ponto de partida para a criação de uma nova forma de se exercer a cidadania, transformando os brasileiros que fomos no passado - predadores de pau-brasil - em novos brasileiros, plantadores de pau-brasil e de outras árvores, criando um novo enfoque sobre a nossa história, costumes e valores.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Casa do Pau-Brasil, conta com o apoio do MEC e terá como parceiros, além do Nova Friburgo Country Clube, FAOL e PEDRINCO (patrocinadoras do Projeto Meu Querido Pau-Brasil).

Nenhum comentário: