quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Exposição de embalagens para transporte de frutas é sucesso no 3º Simpósio de Pós-colheita

O 3º Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores, terminou ontem, 26, e aconteceu no Teatro Municipal, com total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da secretaria de Cultura e Comunicação Social.

Um dos destaques do Simpósio foi a exposição das embalagens para acondicionamento de frutas e hortaliças. Segundo o pesquisador Gil Brito, da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Ministério de Tecnologia, esse projeto de embalagens adequadas começou em Nova Friburgo, com as embalagens de morango e caqui. “Estamos trabalhando para a redução das perdas entre produtores e mercados. São embalagens projetadas para o melhor acondicionamento das frutas”, afirmou.



As embalagens adequadas para frutas aproveitam resíduos vegetais e reduzem perdas. Os pesquisadores informaram também, que os sistemas de embalagens são paletizáveis, compostos por uma base articulada (que facilita a logística) retornável, de material mais rígido que sustenta as bandejas onde as frutas serão acondicionadas e permite o empilhamento sem provocar danos nas frutas. O material das bandejas usará fibras provenientes do aproveitamento de resíduos agrícolas.

Segundo o pesquisador Antonio Gomes, da Embrapa, “O projeto Desenvolvimento de embalagens valorizáveis para hortifrutícolas in natura é multinstitucional e interdisciplinar, executado pela Embrapa Agroindústria de alimentos, Instituto de Macromoléculas, IMA UFRJ, e INT, com ativa participação de associações e produtores rurais e de outros agentes da cadeia produtiva”.

O coordenador do Simpósio, dr. Marcos José de Oliveira Fonseca, informou que todos que participaram do 3º Simpósio em Nova Friburgo ficaram satisfeitos com a receptividade do povo friburguense e do apoio da Prefeitura. “Friburgo é uma das cidades mais importantes na produção de verduras e frutas. Estamos trabalhando na região há seis anos com morangos e caquis. Criamos um vínculo com os produtores e temos certeza que a agricultura na região se desenvolverá ainda mais”, declarou.

Marcos Fonseca disse ainda, que os produtores que quiserem conhecer os projetos das embalagens, podem entrar em contato o pesquisador Antonio Gomes da Embrapa, através do telefone (21) 3622 9640, ou com o pesquisador Luiz Carlos Mota, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), pelo telefone (21) 2123 1056.

Nenhum comentário: