
Com total apoio da Prefeitura, através das secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cultura e Comunicação Social, Nova Friburgo está sediando até o dia 26 de outubro,no Teatro Municipal, o Terceiro Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores. A abertura do simpósio contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger; do secretário de Cultura Roosevelt Concy representando o prefeito Dermeval Neto e do coordenador do Simpósio, dr. Marcos José de Oliveira Fonseca.
O coordenador, ao falar na abertura do Simpósio, agradeceu o apoio que a Prefeitura de Nova Friburgo está dando ao evento - “Temos a oportunidade de realizar este importante simpósio nacional, numa das cidades que compõem a região serrana fluminense, segundo pólo nacional de produção de hortaliças. Além disso, há no município produção de frutas,caqui, tangerina, goiaba e flores (rosas e crisântemos)”, afirmou.Marcos Fonseca ressaltou ainda que era um grande orgulho realizar o Terceiro Simpósio numa cidade que está se levantando e se reconstruindo, “Nos dá orgulho de está aqui nesta cidade forte com um povo forte. Tenho certeza que a resposta do evento será muito positiva”, declarou.
Para o secretário de Agricultura, o Terceiro Simpósio é de alta relevância para a agricultura do estado e de Nova Friburgo - “É uma honra receber esse simpósio em nossa cidade e significa uma conquista para o nosso município. Estamos acolhendo pesquisadores de diferentes países como Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos, além de pesquisadores de todo o Brasil da Embrapa.”
Roberto Wermelinger prosseguiu dizendo que o evento servia também para chamar a atenção dos agricultores friburguenses sobre a questão do pós-colheita. “È fundamental o agricultor conhecer as novas tecnologias para tratar o acondicionamento da sua produção, para que dessa forma, os alimentos sejam preservados, aumentando a sua qualidade e lucratividade e evitando o desperdício”, finalizou.
O secretário de Cultura, Roosevelt Concy, agradeceu a presença de todos os pesquisadores internacionais e nacionais. “Esse evento representa a crença na capacidade da reconstrução de Nova Friburgo. A Embrapa acredita no nosso processo de superação e somente através de um pacto social seremos capazes de trabalhar para reconstruir nosso município. O prefeito Dermeval Neto está trabalhando para trazer mais congressos e simpósios para Friburgo e é com muito orgulho que recebemos a todos vocês”, declarou.
Simpósio tem programação variada e curso internacional
A programação técnico-científica do Terceiro Simpósio Brasileiro de Pós-colheita foi elaborada de forma que pudesse conciliar importantes trabalhos técnico-científicos, com temas variados, e a representação de instituições de pesquisa e ensino de todo o país. Além disso, o participante terá a oportunidade de assistir a duas conferências internacionais, de temas extremamente atuais e oportunos.
Os participantes, além da programação técnico-científica, terão a oportunidade de conhecer a prática da produção regional, por meio de excursões técnicas. Ao final destas excursões, seus participantes conhecerão um pouco da história da região.
O simpósio vai oferecer também o curso internacional “Compuestos Naturales con Actividad Biológica y su Impacto en la Salud”, ministrado pelo dr. Gustavo Adolfo González-Aguilar, do Laboratório de Antioxidantes y Alimentos Funcionales, numa parceria entre o Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo (CIAD) do México e a Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário