quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Plano de cargos e salários dos profissionais de apoio da educação municipal está na Câmara

Nesta quarta-feira, 26, o Plano de Cargos, Salários e Carreiras dos Profissionais de Apoio da Educação do Município de Nova Friburgo foi protocolado na Câmara Municipal.

Reivindicação antiga dos funcionários, o projeto foi estruturado a partir de minuta encaminhada pelo Sindicato Estadual dos professores (SEPE), a pedido do secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, demonstrando inovação no gerenciamento da educação pública, através de amplo diálogo. O prefeito Dermeval Neto acredita que somente através de discussões amplas e transparentes será possível a construção de uma educação que tenha como um de seus alicerces a valorização dos profossionais.

O objetivo do plano é valorizar, reconhecer e fortalecer a categoria de profissionais de apoio à educação municipal. “Embora saibamos da importância do professor e demais profissionais do magistério, seria impossível atender a mais de 19 mil alunos, através de 133 escolas e creches, sem a participação efetiva dos profissionais de apoio, que contribuem sobremaneira para bom andamento das atividades na rede municipal de ensino”, declarou Verly.

O plano abrange merendeiras, serventes, auxiliares de creche, auxiliares de serviços de ensino, e todos os demais profissionais que não sejam contemplados atualmente pelas leis vigentes, beneficiando diretamente mais de 1.000 profissionais.

Para o secretário Marcelo Verly, esses profissionais nunca tiveram sua importância reconhecida, mas com o apoio do prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, o plano pôde ser finalmente concluído e enviado à Câmara. Tais profissionais sempre atuaram sem perspectivas de progressão em carreira ou adicionais por cursos de qualificação realizados. Com o projeto, criam-se condições para que esta situação mude definitivamente, reconhecendo o direito às licenças específicas e garantindo a progressão salarial, mediante capacitação comprovada, entre outras vantagens. E o piso de R$ 700,00, acima do salário-mínimo previsto para 2012.

O prefeito Dermeval Neto e o secretário Marcelo Verly pretendem fazer da sanção do projeto uma ocasião especial. Espera-se que a Câmara aprove rapidamente o projeto, para que o plano seja implementado o quanto antes.

Nenhum comentário: