quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeitura e Catedral realizam concerto

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, mais uma edição do Projeto Concertos na Catedral

No próximo sábado, dia 29, às 18h, será realizada mais uma edição do projeto Concertos na Catedral. Desta vez, o concerto contará com apresentações de grupos instrumental e vocal. O evento é realizado graças à parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria de Cultura, e a Catedral São João Batista. O concerto é gratuito.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar o compasso das músicas. A partir daí as composições instrumentais foram ficando cada vez mais freqüentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal.

QUARTETO SOLO TROMPETE - Formado por integrantes da banda Euterpe Friburguense, o conjunto de sopros tem por objetivo pesquisar e apresentar publicamente o repertório especialmente desenvolvido para o quarteto, com arranjos que incluem músicas sacras, populares e clássicas. O quarteto apresentará “Chorale”, de R. Wagner, arranjo de Cheytte Roberts; “Amazing Grace”, de John Newton, adaptação de Paulo Rosa; “Ave Maria”, de Franz Schubert, arranjo de Paulo Rosa; “Deck the Halls”, tradicional, arranjo de Greg Mc Lean; “Funk four”, de B. Lochs; e “As rosas não falam”, de Cartola, arranjo de Paulo Rosa.

Em todos os tempos, o canto coral sempre se constituiu como sendo uma das manifestações artísticas mais acessíveis a todos os grupos sociais, desde as invocações primitivas, passando pela austeridade da música religiosa, a época do auge polifônico, até chegar à contemporaneidade, cumprindo sempre com diferentes intensidades, segundo a época, o destino de comover as raízes mais profundas do espírito humano, evidenciando as crenças religiosas, aos sentimentos e emoções mais puras e exaltando por fim a alegria de viver em todas as suas etapas.

CORAL DE JOVENS DA OFICINA ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO - Criado em 2002, como parte integrante do processo de arte-educação sob a regência do maestro Joffre Evandro Silva, o coro apresenta “Hine mah tov - hebrew song”, arranjo de Henry Leck, e “Siyahamba/South African Freedom song3; “Canta una canción de amor”, de Alejandro Lerner, e “Arreglo”, de Liliana Cangiano; e “Minha Namorada”, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, arranjo de Gabriel Levy.

CORAL ALLONS CHANTER - Formado por um grupo de alunas da Aliança Francesa de Nova Friburgo em 2001, tem como objetivo cantar e divulgar a cultura francesa, através de suas belas canções. O coro é formado por 18 integrantes de vozes femininas e vem se apresentando em vários eventos, representando, com muito orgulho, a Aliança Francesa de Nova Friburgo. Tem como regente o maestro Alfredo Monteiro da Cunha.

Nenhum comentário: