Numa reunião semana passada com representantes comerciais da OI, no gabinete do prefeito Dermeval Neto, o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo disse que a comunicação e a informação são algumas das principais ferramentas para salvar vidas. “Se tivéssemos um sistema de comunicação operante em janeiro do início do ano, período da catástrofe, talvez o número de perdas teria sido menor”, afirmou. "A informação das chuvas que precipitaram sobre a cidade na época só foi comunicada à cidade às 21h, sendo que na madrugada, às 13h30min, aproximadamente, a queda de luz dificultou a comunicação", declarou Mori.
Por isso, o sistema de comunicação que a prefeitura, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros planejam para esse verão, compreendem todos os veículos de comunicação da cidade (rádio e televisão), o sistema de SMS, radioamadores.
Caso uma das duas operadoras feche a parceria com a Prefeitura, toda a população poderá se cadastrar via Internet ou na Defesa Civil. Por CPF, poderão ser cadastradas até três pessoas. De acordo com o cel. Mori, todo esse sistema será gratuito, como serviço de utilidade pública.
Marcos Marinho Marconi, da empresa ProCity, responsável por construir o Sistema de Alerta SMS, explicou como funcionará o enviou e recebimento de mensagens. Uma das vantagens do sistema, é que ele permite que grupos diferenciados, localizados (perfis), recebam separadamente o alerta. Com isso, evita-se qualquer problema com pânico generalizado. Outra vantagem do sistema, é que ele garante o retorno do envio para a central que o disparou, garantindo que a mensagem foi enviada ou, em caso contrário, identificando àquelas que não foram recebidas pela comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário