Essa semana foi lançado o Movimento Gota D’Água liderado pelo ator Sérgio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes. O objetivo: evitar a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.Esse é mais um exemplo de como a sociedade civil se mobiliza por causas. Não é a primeira vez que alguém levanta a voz contra a construção desta usina hidrelétrica. Porém, o assunto tem agora o seu maior pico de audiência com a ajuda de diversos atores globais. Em paralelo, já ocorrem várias discussões e mobilizações, como por exemplo a reunião do Admirável Grupo Novo na Casa Verdí.
Será mesmo necesário uma campanha com atores globais para a sociedade realizar uma mudança? Quais são os nossos mecanismos de participação democrática?
E SE TIVESSE O VOTO DISTRITAL?
Mais uma questão para refletir seria: com o voto distrital, o desejo da população em relação a Belo Monte seria melhor atendido? Ter o voto distrital não significa resolver todos os problemas do Brasil, mas com certeza teríamos um forte mecanismo de participação democrática. A sociedade conseguiria pressionar melhor os seus políticos. E claro, os parlamentares da região da bacia hidrelétrica do rio Xingu estariam em evidência e teriam que atuar mais ativamente para favorecer os interesses da população dos seus distritos.
Por isso, se você quer uma ferramenta capaz de controlar, pressionar e se relacionar melhor com o seu político, apóie o movimento #EuVotoDistrital. Assine a petição e divulgue para o movimento.
Para assinar a petição em favor do Voto Distrital, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário