“Tentamos passar ensinamentos básicos como saber reconhecer os sinais e sintomas, seus fatores de risco, monitorar o uso correto da medicação e das modificações dos hábitos de vida”, diz Drª Maria de Fátima, e acrescenta que esta ação pode diminuir a morbidade e mortalidade do indivíduo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Equipe reunida após a capacitação
O diabetes é uma doença crônica não transmissível, de grande notoriedade na sociedade contemporânea. É considerada uma epidemia que atinge todo o mundo, o que representa um grande desafio para o sistema de saúde. Hoje, ela é responsável por 9% da mortalidade mundial com grande impacto econômico. Gera valores altos, relacionados ao tratamento da doença e de suas complicações, e aos custos não mensuráveis - como dor, angústia e perda de qualidade de vida. Os responsáveis pelo aumento de sua incidência são o envelhecimento da população, a urbanização, e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, dieta hipercalórica e o aumento de peso na população.
O diabetes e a hipertensão arterial são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que por sua vez constituem a principal causa de mortalidade no Brasil. O Ministério da Saúde estima em 12 milhões de portadores de diabetes no Brasil em 2010, sendo que a metade não sabe que é portador. Este fator possibilita um acometimento de 11% da população com mais de 40 anos.
Para a enfermeira Ana Sancho, o treinamento dos agentes comunitários é muito importante para que eles multipliquem as informações. “Desta forma todos aprenderão a conhecer cada vez mais, as características da doença, seus fatores de riscos. Assim, cada pessoa poderá atuar na prevenção, diagnóstico precoce, no acompanhamento adequado para evitar suas complicações e a morte precoce”.
Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças do coração e dos vasos (Infarto agudo do miocárdio, morte súbita, acidente vascular encefálico, edema agudo de pulmão e insuficiência renal), constituem a primeira causa de morte no Brasil. São enfermidades de caráter crônico e incapacitante, podendo deixar sequelas para toda vida. “Por isso são de grande importância na rotina das unidades de saúde”, diz Ana Sancho.
Diabetes: Educar Para Prevenir! Dia 14 de novembro - dia mundial do diabetes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário