Os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) poderão ser usados para ampliar o acesso à comunicação digital da rede pública de educação, segundo proposta apresentada pelo deputado Domingos Sávio (PSDB/MG). Criado em 1998, o Fust arrecadou cerca de R$ 11 bilhões que deveriam ter financiado programas de universalização do acesso à telefonia fixa. “Mas o dinheiro não foi usado com esta finalidade”, afirma Sávio.
No projeto de lei 2935/2011, apresentado na Câmara no dia 13 de dezembro, o tucano defende que em tempos de acesso quase universal da telefonia móvel, o desafio muda e a verba deve ser investida para disseminar o acesso à internet. O tucano afirma que os profissionais devem estar preparados para usar as modernas tecnologias de informação e comunicação com destreza. “São requisitos fundamentais na hora de buscar um emprego”, ressalta.
O deputado lembra que a rede particular já ministra aulas de informática e utiliza os recursos da rede mundial na dinâmica de ensino/aprendizagem, enquanto poucos estudantes e professores das escolas públicas dispõem desta ferramenta. “Eles estarão em desvantagem no mercado de trabalho e no exercício da cidadania”, disse o tucano.
Reportagem: Ana Maria Mejia
Nenhum comentário:
Postar um comentário