
Durante o encontro, o prefeito vistoriou a obra da operação tapa-buracos, na estrada Lumiar - São Pedro da Serra, e avaliou as condições dos principais aparelhos públicos municipais da cidade, como a Escola Municipal de São Pedro da Serra, o Posto de Saúde e a quadra esportiva.
Segundo Sérgio Xavier, “queremos nos reunir com os comerciantes e representantes locais para saber ajudar o distrito nesse momento. O poder público não deve oferecer somente a estrutura, mas sim todo o apoio que for possível. Apesar das dificuldades, nós temos que andar juntos e precisamos criar caminhos e mecanismos para avançarmos”, afirmou o prefeito durante a visita.
O distrito de São Pedro da Serra é uma das principais rotas turísticas de Nova Friburgo, assim como Lumiar. Além disso, o distrito conta com quatro mil habitantes e tem esse número triplicado nos finais de semana com a chegada dos veranistas e turistas. Mas, para os turistas irem a São Pedro da Serra, é necessário que a estrada Lumiar – São Pedro da Serra esteja em boas condições de tráfego. A operação tapa-buracos no local, que foi realizada pela Secretaria de Obras, entregou a estrada Lumiar - São Pedro da Serra com os devidos reparos realizados na quinta-feira, 19. E no dia seguinte, na sexta-feira, o prefeito Sérgio Xavier, colocando em prática o Gabinete Itinerante, que visa sair do escritório e ver de perto as demandas da população, fez a avaliação da estrada pessoalmente. Para o jornalista e membro da Associação de Moradores de São Pedro (Amo São Pedro), Carlos Pinto, a reparação efetuada na estrada por meio da operação tapa-buracos é muito importante para a localidade, que tem na via o único acesso à malha rodoviária estadual e federal.

É bom lembrarmos que São Pedro da Serra foi prejudicada apenas economicamente com as chuvas de janeiro de 2011, e com a estrada em boas condições, o turismo pode ajudar a alavancar os negócios da região. A esperança do chef Dê é que a estrada Lumiar - São Pedro da Serra seja pavimentada por completo como ocorreu com a estrada Mury -
Lumiar, que contou com um convênio entre os governos municipal e estadual para a realização da obra. “Sabemos que a prefeitura atualmente não tem condições de fazer mais, principalmente depois do que ocorreu ano passado, mas só de realizarem a tapa-buracos já ficamos mais tranqüilos”, afirmou o chef.
Além de ser um ponto turístico, o distrito de São Pedro da Serra alinha-se para tornar-se um pólo com franco desenvolvimento econômico e de trabalho. Em novembro de 2011, durante o Festival da Truta, São Pedro da Serra recebeu da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro o título de maior produtor de truta do Estado. Durante o festival, a cidade comercializou em seus restaurantes e pousadas duas tonelas de truta. Com isso, o distrito ganha mais um atrativo para mobilizar turistas, não só a São Pedro da Serra, mas também a outras localidades do município. Para o prefeito, “a retomada já começou em São Pedro da Serra, e esse espírito de união e colaboração deve contagiar também outras regiões”, comemora o prefeito.


Também estiveram presentes durante a visita, a presidente da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra, Elisângela Barroso, e o presidente da Criare, Carlos Pinho, que é uma ONG que viabiliza diversas atividades culturais e recreativas no distrito.
São Pedro da Serra possui diversos atrativos, como trilhas, cachoeiras e uma boa infraestrutura gastronômica e hoteleria, além de ser conhecida como uma das regiões de maior energia positiva do país. Contudo, o que chama a atenção atualmente é o
espírito de união, cooperação e organização de seus moradores, comerciantes e representantes. Em São Pedro, a união não faz somente a força, mas também os alicerces para uma vida melhor.

Estrada Lumiar - São Pedro da Serra encontra-se pronta após a
operação tapa-buracos
Nenhum comentário:
Postar um comentário