quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alvaro Dias recebe comissão de brasiguaios

Uma comissão de brasiguaios esteve, na segunda-feira (27/02), no gabinete do Líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), para pedir que o Senado Brasileiro ajude a solucionar o impasse no Paraguai, com a invasão de agricultores paraguaios, chamados de carperos, às terras de brasileiros que têm negócios no país vizinho. Segundo o relato dos brasiguaios, a situação é crítica, já que as propriedades dos brasileiros estão escrituradas, mas os paraguaios têm usado documentação falsa para alegar a posse das terras.

Somos pessoas de bem, movimentamos a economia paraguaia, e estamos sendo maltratados pelos governos dos dois países. Se qualquer pessoa mata alguém na China, o Itamaraty se pronuncia. Por que nós, que queremos trabalhar, não merecemos um tratamento justo?. Se não fizerem algo de imediato, haverá um conflito grave na região”, disse o produtor Altevir Doto. “A rivalidade está sendo incentivada, e o governo precisa tomar providências para evitar o pior”, disse o presidente da Copronar, Darci Bortoloso.

As forças judiciais não cumprem as ordens e a ajuda do Itamaraty tem sido muito discreta. Nós acompanhamos a forma que o senador Alvaro Dias trabalha e acreditamos que ele tem capacidade para nos ajudar”, disse a Conselheira titular de representantes de brasileiros no exterior, Marilene Squarizi.

Para o Líder Alvaro Dias, é preciso reconhecer o quanto os brasileiros têm contribuído para o crescimento da economia paraguaia, e é preciso que os dois governos negociem e encontrem uma solução. “Tenho pedido aqui no Senado, em vários pronunciamentos, uma solução para o conflito. O Paraguai tem crescido mais do que o Brasil, e tem recebido presentes generosos, principalmente na área de energia. Não basta a presidente Dilma e o ex-presidente Lula serem amigos do presidente Fernando Lugo; é preciso que os dois países sejam amigos. Quem tem instrumento para negociar com o governo é o governo”, disse o Líder Alvaro Dias, que deve integrar a comissão de senadores brasileiros que vai ao Paraguai.

No fim do dia, o Líder participou de audiência pública sobre os brasiguaios na Comissão de Relações Exteriores e pediu ao presidente da CRE, senador Fernando Collor, que fizesse um novo apelo à presidente Dilma para que ela se empenhe por uma solução. “A meu ver, a diplomacia brasileira está sendo diplomática em excesso. É preciso agir com mais rigor. Não se trata de ameaça à soberania, mas deve-se respeitar os direitos adquiridos dos brasileiros que vivem no Paraguai”,disse.

Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Nenhum comentário: