sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Friburgo ganha seu primeiro livro sobre o carnaval

Jornalista David Massena investiu quatro anos de pesquisa na obra "Até quarta-feira", que conta de forma histórica, cultural e didática as origens da festa em Nova Friburgo

O jornalista David Massena lançou na noite desta terça-feira, 14, o seu novo livro "Até quarta-feira", que retrata a história do carnaval de Nova Friburgo. Foram impressos inicialmente mil exemplares, que foram bastante concorridos na festa de lançamento para mais de 400 pessoas, na Choperia Mais Um, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo.

E como o assunto era carnaval, nada melhor do que o show dos músicos da Escola de Samba Imperatriz de Olaria para animar o lançamento do livro. E nesse clima, os que estiveram no evento puderam relembrar suas histórias sobre a festa na cidade, isso graças ao novo registro histórico feito por David Massena sobre o carnaval de Nova Friburgo, que é considerado o melhor carnaval do interior do Estado. O lançamento do livro também foi uma rara oportunidade para os representantes da imprensa friburguense se encontrarem.

Segundo David Massena, que além de jornalista e escritor, também é bailarino, carnavalesco e já foi jurado de desfiles de escolas de samba, a cidade de Nova Friburgo foi a grande inspiração para o livro. O autor, que também já foi comentarista de carnaval na TV e no Rádio, acredita que quando a memória oral começa a morrer as histórias também morrem junto. “Tantos baluartes que já foram, e tantas histórias que não estão no livro, isso porque não tem quem as conte. Logo, a ideia foi resgatar essas lembranças e, a partir de agora, espero que outras gerações continuem a contar essa história”, disse David com um grande sorriso nos lábios e o nítido orgulho de quem, além de realizar um sonho, contribui para a cidade que tanto ama e colabora há tantos anos.

Apesar do livro abordar o carnaval, a narrativa passa pela história do Brasil e de Nova Friburgo. Assim, além de sua função literária e histórica, "Até quarta-feira" também cumpre com a função didática, por trazer um histórico cultural da cidade. David, que é colaborador e autor da coluna Em Foco no jornal A Voz da Serra há mais de 30 anos, investiu quatro anos de muito estudo, pesquisa e buscas por informações muito difíceis, mas que estão no livro para o deleite de friburguenses e dos que amam carnaval, história e cultura.

Laércio Ventura, dono do jornal A Voz da Serra, disse que "Até quarta-feira" é um presente para a cidade: “Além de ser um dia de glória para o David, é um dia em que Nova Friburgo ganha este presente.” Ventura destacou ainda que David é um colaborador da A Voz da Serra há muitos anos, e que ele entende muito de carnaval porque participa ativamente da festa.

Para Clenir Neves Ribeiro, que cedeu uma foto sua quando criança para a capa do livro, que data do ano de 1954, do fotógrafo Tannusse, David Massena conseguiu resgatar o carnaval de Nova Friburgo da melhor maneira possível: “Ele lembrou de tantos companheiros de carnaval, que tanto fizeram pelos dias de festa e alegria da cidade”. Além de fundadora da Escola de Samba Imperatriz de Olaria, Clenir sempre desfilou, desde criança, e como prova está a sua presença imortalizada na capa do livro, quando tinha 10 anos, assim como todos que são citados e aparecem nas
diversas fotos do livro sobre a festança em Nova Friburgo.

A editora do jornal A Voz da Serra, Ângela Pedretti, também prestigiou o evento e afirmou que "Até quarta-feira" é de importância fundamental para a cidade: “Ninguém nunca colocou a história do carnaval de Nova Friburgo como ele está colocando nesse livro. Eu acho que vale a pena porque vão poder se inteirar da história da cidade também. E apesar do carnaval ser uma festa popular, ela passa por vários segmentos da sociedade”, pontuou a editora.

David Massena, com a publicação de seu mais novo livro, realizou um grande sonho, isso porque sempre foi um homem do carnaval e faz parte do carnaval de Nova Friburgo, destacou a subsecretária de Comunicação Social, Janayna Saade. “Ele é escritor, jornalista, bailarino, carnavalesco, e surge esse livro, que é essa mistura desses vários 'Davids'. O livro é muito importante para o município porque conta a história da parte cultural da cidade, principalmente em um momento em que se fala em reconstruir um nova cidade, essa construção começa por ai, pelo friburguense ao acreditar na cidade dele, como o David fez, que lançou um projeto grandioso e teve coragem”, emociona-se Janayna, ao falar do novo livro de David Massena.

Muito contente com o presente, mas de olho no futuro, David mostra que não consegue ficar parado e já está pensando no próximo livro, que ainda está na gaveta e abordará a história da moda de Nova Friburgo. Segundo o escritor, “o viés do próximo livro é que o friburguense foi diretamente influenciado por dez povos distintos, e deve ter algo muito especial na sua forma de se vestir”, diverte-se David ao falar de trabalho com prazer e entusiasmo.

E com esse clima de alegria, encantamento e magia, os que estiveram no lançamento, e os que lerem o livro, poderão dar um grande passeio sobre a vida carnavalesca de Nova Friburgo com o passar dos anos e perceber que o sentimento impresso por David é de que, mesmo que o carnaval passe, dias melhores sempre virão.


Da esquerda para a direita: Cláudia Badaró, a esposa do escritor, junto ao mesmo. Marly Pinel também fez questão de comparecer ao lançamento, assim como, Rosângela Cassano e Eda Cassano e Rodolpho Abbud.


Jorge Carvalho e Marcelo Pinguim prestigiam lançamento do livro

Nenhum comentário: