segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PSDB requer auditoria do TCU em operações “tapa buraco” nas estradas

O Líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, protocolou na sexta-feira (03/02), na Mesa Diretora, requerimento solicitando auditoria do Tribunal de Contas da União nos contratos de obras e manutenção das rodovias federais que receberam recursos para as operações denominadas “tapa buracos”. Segundo Alvaro Dias, sua proposição foi motivada a partir das graves denúncias recentes veiculadas pela imprensa sobre desperdício de dinheiro público nas operações de recuperação da malha viária.

Uma dessas denúncias foi publicada pelo jornal O Globo, em reportagem na qual, segundo o Líder do PSDB, ficou evidenciada a precária durabilidade das diversas estradas recapeadas, “um claro reflexo da baixa qualidade dos materiais empregados”. Como lembra o senador tucano, o prazo da obra, que deveria ser de dez anos, pela Lei de Licitações, não chega a três anos para que haja nova manutenção.

Devido a essas irregularidades, as rodovias terão de ser objeto de novos contratos para que sejam feitas as devidas recuperações, o que ocasiona em uma duplicação do montante de recursos originalmente previstos, causando prejuízos incalculáveis para o erário e para os milhares de usuários das estradas em todo o país. Esses dados demonstram a ineficiência do gasto público do governo federal nos últimos anos, o que compromete as metas de crescimento do país. É indispensável que seja realizada auditoria em todos os contratos que autorizaram a realização dessas obras e que os responsáveis pelas ilegalidades sejam responsabilizados civil e criminalmente, bem como haja o integral e imediato ressarcimento aos cofres públicos”, justifica o Líder do PSDB em seu requerimento.

Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Nenhum comentário: