prefeitura, que está participando da organização da festa, representantes das agremiações carnavalescas, instituições policiais e das concessionárias prestadoras de serviços, para ultimar os detalhes, as pendências e exigências que ainda se fazem necessárias. A reunião aconteceu na manhã dessa terça-feira, 14 de fevereiro, na Autran.
Ao lado do prefeito Sérgio Xavier, sentou-se a secretária de Turismo, Bianca Tempone; o secretário de Ordem Urbana, cel. Hudson de Aguiar; o comandante do 11° BPM, cel. Freiman; o delegado da 151ª DP, Flávio Almeida Narciso; o representante do 6° GBM, major Fábio Gonçalvez; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Faria; o superintendente da Autran, Rubem Braga, e o presidente da LIiesbenf, John Boy.


Sérgio Xavier iniciou a reunião falando das dificuldades que ele e seu governo enfrentaram no início de sua gestão, em 7 de novembro, até a decisão de se realizar, realmente, o Carnaval 2012 de Nova Friburgo. Disse que assim que assumiu, em meio a um turbilhão de denúncias sobre mau uso de recursos públicos e improbidade administrativa, “teve que fechar as finanças de 2011 da Prefeitura (de um governo anterior), trocar o secretariado e dar prosseguimento às ações da Prefeitura, pois a Saúde e Educação não podem parar suas atividades. Logo depois, teve que tomar a decisão de realizar o Carnaval, em meio a outras incertezas, como as climáticas ou uma queda na arrecadação municipal de 42%, pessoas sem casa ou sem o aluguel social. Porém, o governo municipal arregaçou as mangas e buscou parcerias com o governo do estado e uma cervejaria para ajudar nos custos. Hoje, os repasses já foram feitos (46 mil para cada escola e 23 mil para cada bloco) e, então, agora, já podemos comemorar o resultado disso tudo”, afirmou.
O diretor da Autran, Carlos Alberto Bayer, fez solicitações importantes para os carnavalescos, como o esforço para cumprir com os horários de saídas dos carros alegóricos dos barracões e os cuidados no deslocamento até a avenida do samba, a Avenida Alberto Braune, sem se esquecerem do final dos desfiles, da área de dispersão, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Beto, como é conhecido o diretor, chamou a atenção para outra situação problemática, que ocorre em todo o carnaval na cidade: os cabos de telefonia e elétricos, que ficam no meio do caminho dos carros alegóricos. Segundo disse, as companhias de telefonia e a Energisa se disponibilizaram para trabalhar simultaneamente com a Autran nesse sentido.
Outra preocupação que a autarquia providenciou solução refere-se ao fechamento das ruas nos dias de carnaval. Beto informou que serão distribuídos panfletos com informações sobre os dias e horários das interrupções, para os moradores nessas localidades e os comerciantes.
O pronunciamento do cel. Hudson Aguiar, secretário de Ordem Urbana, foi sobre o planejamento da segurança. De acordo com o secretário, esse planejamento demonstra toda a sua eficiência desde 2009, o que se pode comprovar através dos índices de queda nos registros de homicídios no período de carnaval em Nova Friburgo. “O uso das câmeras de segurança ajudaram muito para esse resultado”, afirmou.
TRÂNSITO NO CENTRO DA CIDADE TERÁ MODIFICAÇÕES NO CARNAVAL
A partir da sexta-feira de Carnaval, 17, até a Quarta-feira de Cinzas, dia 22, a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) mudará o tráfego de veículos em algumas das principais vias do centro da cidade.
Parte da Rua Dante Laginestra será interditada entre os dias 17 e 21, das 17h às 05h. A Praça Dermeval Barbosa Moreira também estará fechada neste período, porém, será reaberta às 6h da manhã. Já a Rua Augusto Spinelli terá mão dupla durante todo o Carnaval.
Quanto à Avenida Alberto Braune até a Rua Monsenhor Miranda, incluindo todas as transversais deste trecho, estará interditada as veículos a partir de sexta-feira 17, das 17h às 6h, até o dia 21. Os motoristas que precisarem utilizar algumas destas vias poderão ter acesso pela Rua José Eugênio Müller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário