terça-feira, 6 de março de 2012

Fundação Municipal de Saúde conquista avanços significativos

A Saúde em Nova Friburgo começa a mostrar sinais de recuperação. Várias ações foram iniciadas pelo governo municipal nesses poucos mais de 100 dias da gestão do prefeito Sérgio Xavier.

Uma dessas ações, a mais recente, foi a notícia da instalação de um hospital especializado em Oncologia no antigo Centro Adventista de Vida Saudável, CAVS, localizado na Ponte da Saudade. A cidade, em poucos meses, passará a ser referência no tratamento do câncer. Quinta-feira passada, 01 de março, foi realizada uma visita técnica do secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, juntamente com o prefeito Sérgio Xavier, a essa unidade.

Para o prefeito Sérgio Xavier, esse é um sonho antigo de Nova Friburgo. “Muitas pessoas precisam se deslocar quilômetros até Niterói, Rio de Janeiro ou Petrópolis para fazerem o tratamento. Essa nova unidade é fruto da parceria do Governo do Estado com o município, que agora vão tocar o projeto”, destacou o prefeito.

Além disso, Sérgio Xavier fez questão de ressaltar que a implantação do Hospital de Oncologia será um grande aparelho também a serviço da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o médico Renato Abi-Ramia. “O secretário de saúde e doutor Abi-Ramia, com toda a sua competência e experiência, será fundamental na implantação desse projeto”, elogiou o prefeito.

Outra grande notícia para a Saúde de Nova Friburgo, relatada pela Fundação Municipal de Saúde, foi que, em menos de três meses, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já funciona com suas equipes completas. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) a partir de fevereiro também é rotina médico em cada uma das 15 unidades.

Na pediatria do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), cuja falta de profissionais era intensa, sete pediatras foram contratados para a rotina, em todas as equipes do Pronto Socorro. Os medicamentos que faltavam já foram adquiridos e estão sendo distribuídos na farmácia do HMRS.

A licitação dos processos para a conclusão das obras do Hospital Maternidade de Nova Friburgo (HMNF), paradas há 20 anos, foi iniciada, o que trará conforto e funcionalidade aos pacientes, inclusive com o novo centro cirúrgico. A licitação para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), de São Geraldo, foi iniciada dia 13 (segunda-feira) de fevereiro. Também está sendo licitada a nova UBS para Amparo, moderna e funcional.

Em breve, um consultório de oftalmologia estará montado para o atendimento aos pacientes. O aparelho de prova funcional respiratória, antes inexistente, já foi licitado. Os atendimentos em todos os ambulatórios estão sendo ampliados,
incluindo o de cirurgia no anexo do HMRS. A rede municipal de saúde passou a contar com atendimento em psiquiatria e estão sendo contratados dois reumatologistas para trabalharem no ambulatório, completando assim as especialidades médicas que faltavam.

A Fundação de Saúde de Nova Friburgo realizou 1.400 atendimentos clínicos nos três mutirões realizados pela Coordenação de Atenção Básica. No último sábado, dia 3, foi realizado um mutirão na UBS Riograndina das 8h às 12h. Os moradores dessa localidade tiveram atendimentos em Clínica Geral, Pediatria, Odontologia, Pneumologia, Ginecologista, Preventivo Ginecológico, Alongamento, Coleta de Sangue, Atualização da Carteira de Vacinação, Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, entre outros. Esse foi o terceiro mutirão realizado neste ano.

Outra grande conquista recente foi a da Unidade de Saúde Dr. Silvio Henrique Braune, que recebeu na terça-feira, 14 de fevereiro, o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. Esse título veio como reconhecimento de um trabalho sério de orientação as gestantes sobre a importância da amamentação. Depois de muitos anos desenvolvendo esse projeto, a policlínica foi reconhecida como “Unidade básica amiga da amamentação”. Toda a equipe dos funcionários envolvida no programa de aleitamento materno e as mães passaram por uma avaliação feita pelo PAISMCA/SES e foram aprovados em dezembro, recebendo esse certificado agora em fevereiro. Uma unidade da Estratégia de Saúde da Família, em Campo do Coelho, também já conquistou esse título, mas a Silvio Henrique Braune é a primeira policlínica a receber esse reconhecimento.

A Dengue não deixou de ser tratada como prioridade nas novas gestões do governo municipal e da Fundação Municipal de Saúde. Em parceria com as secretarias de Postura, Serviços Públicos, Conselheiro Paulino e Defesa Civil, foram realizados Mutirões em São Jorge, Três Irmãos e Floresta.

O objetivo é acabar com o foco do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença. A equipe da Vigilância em Saúde, que realiza o trabalho de combate à Dengue, tem todas as metas traçadas e os locais com maiores problemas de foco do mosquito, por isso as outras secretarias foram contatadas para auxiliarem nos lugares mais complicados, como casas demolidas, terrenos particulares e baldios com lixo e acúmulo de água.

E os resultados desse bom trabalho pode ser verificado e comprovado através da avaliação feita por técnicos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção à Saúde e da Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde, no que se refere às condições da rede assimilar problemas oriundos de catástrofes ambientais como a ocorrida em janeiro de 2011.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Renato Abi-Ramia, recebeu a visita desses técnicos no dia 03 e 04 de janeiro, respectivamente. Ambos representantes realizaram vistorias nos hospitais e Postos de Saúde tanto da rede municipal e estadual quanto da rede particular. De acordo com Dr. Renato Abi-Ramia, a avaliação foi positiva em relação à estrutura e ao plano de contingência elaborado pela Fundação Municipal, que se encontra preparada para atender satisfatoriamente a população em casos de enchentes. “O friburguense pode ficar tranqüilo que a Saúde está totalmente organizada para dar suporte em qualquer eventualidade”, afirmou.

De acordo com o técnico da Força do SUS, Wender Antonio de Oliveira, ele considerou que o município, em parceria com outras áreas técnicas estaduais e federais, estabeleceu um planejamento eficiente para atender a possíveis conseqüências dos desastres oriundos das chuvas. Essa também foi a conclusão dos técnicos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção a Saúde do Estado, que avaliaram a situação do município após a chuva dos últimos dias. Eles verificaram os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas, a situação dos prontos-socorros e dos locais de abrigo para desalojados e dos pontos de apoio estabelecidos pela Secretaria de Estado de Defesa Civil.

De acordo com a subsecretária Hellen Miyamoto, os hospitais públicos e particulares do município estão funcionando normalmente, com as equipes de plantão organizadas. “Encontramos hoje uma situação bem diferente do que vimos em janeiro do ano passado. Em um ano, a equipe do município se organizou e preparou um mínimo de estrutura para enfrentar as chuvas de verão. Avaliamos todas as unidades, e existe um plano bem estruturado”, disse.

Nenhum comentário: