A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Firjan e o Sesi-Cultural, tiveram a honra de trazer Nova Friburgo na noite de segunda-feira, 05 de março, para o deleite dos amantes da música clássica e das artes em geral, a Orquestra Petrobras Sinfônica.
O concerto da camerata de metais da Orquestra Petrobras Sinfônica, composto por 12 músicos e a regência do maestro Antônio Augusto Bonifácio, foi realizado no Teatro Municipal de Nova Friburgo com entrada franca para todo o público presente, que contabilizou quase 300 pessoas.
O evento também faz parte da “Semana Villa-Lobos” em Nova Friburgo, e foi realizado no Dia Nacional da Música Clássica, que desde 2009 é comemorado em todo o Brasil e faz uma justa homenagem pelo nascimento do maior compositor de música erudita das Américas, o brasileiríssimo Heitor Villa-Lobos.
Os presentes tiveram a oportunidade e o prazer de fazer um passeio sonoro pela história da música clássica mundial, passando por períodos como Idade Média, Renascença e Século XX, descritos pelo maestro Antônio Augusto Bonifácio antes de cada número.
A viagem pelos acordes e notas permitiu que todos naquela noite relembrassem ou viessem a conhecer as composições imortalizadas de artistas clássicos originários de países como Itália, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Brasil.
Um dos pontos altos da noite foi quando o Conjunto de Metais apresentou a Fanfarra Olímpica, tema das Olimpíadas de Barcelona, na Espanha, em 1992, considerada uma das mais marcantes músicas do Século XX.
As Bandas Euterpe e Campesina Friburguense, de Nova Friburgo, foram muito elogiadas pelo maestro, que afirmou serem verdadeiros orgulhos para a cidade de Nova Friburgo e para o Brasil. O momento mais comemorado pelo público foi quando o regente elogiou um dos componentes do Conjunto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica, e também presente no palco do evento, Vinicius Lugon.
Segundo Antônio Augusto Bonifácio, “o músico que tanto nos enobrece é originário da Euterpe Friburguense, que assim como a Campesina Friburguense, é um rico celeiro de excelentes músicos. Por isso essas bandas devem ser apoiadas pelo poder público, e tenho certeza que isso já vem sendo feito aqui em Nova Friburgo”, destacou o maestro.
Para o secretário de Cultura de Nova Friburgo, David Massena, o mais importante é que além da cidade ter recebido uma orquestra maravilhosa, foi ver o reconhecimento do maestro às bandas de Nova Friburgo, que fazem um trabalho incessante na formação dos melhores músicos do Brasil. “Nova Friburgo tem músicos da mais alta qualidade, e isso acontecia sem haver o apoio do poder público que deveria ter. Isso redobra a minha responsabilidade à frente da Secretaria Municipal de Cultura”, destacou o secretário, que assumiu a pasta da Cultura há menos de uma semana.
Ainda segundo o secretário de Cultura, David Massena, Nova Friburgo é um celeiro de artistas maravilhosos e espera que isso se multiplique cada vez mais. “Espero que possamos fazer esses concertos em vários outros bairros, como os da periferia”. Massena disse ainda que tem por objetivo levar um número cada vez maior de alunos para a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que ainda esta semana contará com a formação do Núcleo Musical da Oficina Escola.
Sentado em uma das primeiras fileiras do Teatro Municipal, o estudante universitário de Música, Verter Oliveira, de 23 anos, disse que a noite estava sendo emocionante. “Nunca vi a Orquestra da Petrobras, estou muito feliz em estar aqui prestigiando esse evento”, disse o jovem, que aguardava ansioso o evento juntamente com seus colegas de curso.
Além de marcar o Dia Nacional da Música Clássica e fazer parte das várias comemorações da “Semana Villa-Lobos”, a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica representa o início da temporada de vários eventos que a parceria Firjan, Sesi-Cultural e a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem programado.
Segundo o produtor musical do Sesi-Cultural, Rocyr Abbud, a temporada vai contar com vários eventos até o final do ano. “Vamos trazer peças de teatro, vasta programação infantil, shows. Isso é fundamental para Nova Friburgo, principalmente depois de tudo o que passamos”, acrescentou o produtor musical do evento Sesi-Cultural.
Dessa forma, a “Semana Villa-Lobos” começa em grande estilo e ainda conta com vasta programação (confira o quadro) com eventos até sábado, dia 10, todos com entrada franca.
Programação Semana Villa-Lobos
07/03 – Quarta-feira
19h – Mostra de Cinema
Exibição do Filme – “Villa-Lobos uma história de paixão”
Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo – Cineclube do Barão
08/03 – Quinta-feira
10h – Oficina de Cordas dedilhadas
“O Violão de Villa Lobos”
Professor Paulo Newton
20h - Alunos - Os participantes deverão levar os Instrumentos
Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo
09/03 – Sexta-feira
10h – Oficina de Violinos
Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo
10/03 – Sábado
18h – Banda na Praça com a S.M.B. Campesina Friburguense
Praça Getúlio Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário