A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, inaugurou na segunda-feira, 27, às 15h, a Sala de Estudos Sebastião Pacheco, que funcionará no Galpão do Trabalhador, no pátio da sede do governo municipal. A nova sala de estudos será o ponto de partida para o projeto Lápis no Papel, que tem por objetivo alfabetizar os agentes de limpeza municipal.
A solenidade de lançamento do projeto foi marcada pela presença do prefeito Sérgio Xavier e de grande parte do secretariado municipal. A cerimônia também contou com a apresentação da Banda do Colégio Municipal Odette Penna Muniz e a participação de familiares do homenageado Sebastião Pacheco, que dá nome à nova sala de aula.
Projeto Lápis no Papel
O projeto Lápis no Papel conta hoje com 42 alunos, garis e agentes de limpeza do município, que se inscreveram no projeto para se alfabetizarem. Assim, por meio da alfabetização, que será realizada dentro do local e horário de trabalho dessas pessoas, o projeto visa capacitá-los para a vida pessoal e profissional, além de resgatar a auto-estima dos agentes.
Inicialmente, o projeto contará com duas turmas que funcionarão de segunda a sexta-feira, em dois horários, das 14h às 16h e das 16h às 18h, e deverão ser concluídas no final do ano, juntamente com o término do ano letivo, informou a professora Aline Ferreira, coordenadora do Lápis no Papel. “Estou muito orgulhosa de estar à frente do projeto, que vai ajudar a resgatar a dignidade dessas pessoas que não sabem ler e que tanto fazem por Nova Friburgo”, destacou a professora.
O principal objetivo do projeto, além dos alunos aprenderem a ler e a escrever, é que os agentes de limpeza estejam preparados para o concurso municipal que será realizado em 2013. Para o prefeito Sérgio Xavier, a ação de alfabetizar os garis do município, além de uma questão de dignidade da pessoa humana, é fundamental para a vida profissional. “No último concurso, infelizmente, não tivemos aprovados para o cargo de gari. Isso aconteceu devido à falta de preparo dos nossos funcionários, na época. Hoje essas pessoas estão trabalhando com um contrato de trabalho temporário por conta de não terem sido aprovados no concurso. O nosso objetivo é capacitá-los para passar no próximo concurso”, destacou o prefeito Sérgio Xavier, visivelmente emocionado durante o evento.
O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, ao discursar durante a solenidade destacou que a presença de quase todos os secretários municipais mostra que Nova Friburgo hoje tem um governo coeso e que sabe o que quer: a recuperação de Nova Friburgo. Além disso, o secretário agradeceu ao prefeito Sérgio Xavier, que apostou de pronto no projeto Lápis no Papel: “Quando levamos o projeto Lápis no Papel ao prefeito ele logo se empolgou e deu todo o apoio e atenção para que nós estivéssemos aqui hoje realizando esse sonho”, contou o secretário durante o discurso de lançamento do projeto.
"A nossa cidade agora está ficando com outra cara, organizada, bonita e cada vez mais limpa, e esse mérito é dos funcionários municipais da limpeza, que constantemente mantém a cidade limpa”, exaltou Alexandre Cruz, que fez uma menção ao apoio concedido pela secretário municipal de Educação, que cedeu todo o mobiliário necessário para o funcionamento do Lápis no Papel.
Para o secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, “o importante é sempre continuar estudando e não perder de vista que amanhã podemos ser melhorores do que somos hoje, mas isso se continuarmos estudando", destacou o secretário.
Aluno do projeto, o gari Silvio Pereira da Rocha, de 55 anos, não vê a hora de começar a aprender a ler e escrever. Ele disse que não ser alfabetizado traz muitos problemas, como ficar limitado a depender dos outros para até mesmo falar. “Quem não sabe ler e escrever também não fala direito. Isso é muito vergonhoso, mas agora eu vou aprender”, disse confiante o gari, na porta da sua futura sala de aula, que tiveram as aulas iniciadas na terça-feira, 28 de fevereiro.
Homenagem a Sebastião Pacheco
A Sala de Aula Sebastião Pacheco, o marco inicial do projeto Lápis no Papel, faz uma homenagem ao homem público Sebastião Pacheco, já falecido, secretário de Serviços Públicos por mais de sete vezes, e que muito fez pela cidade, conforme destacou o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, durante a solenidade.
Para Alexandre Cruz, o fato do prefeito Sérgio Xavier ter aceitado homenagear uma figura pública de outra gestão municipal mostra o quanto o prefeito é empreendedor. “Fica visível que o prefeito assume o seu papel de gestor público sem vaidade pessoal, e assim deve ser”, afirmou o secretário de Serviços Públicos. Sebastião Pacheco esteve representado no evento por sua viúva, Elvira Pacheco.
Além de várias vezes secretário de Serviços Públicos, Sebastião Pacheco, ou Tião Pacheco, como os amigos preferiam chamá-lo, também foi vereador e vice-prefeito de Nova Friburgo. Para o prefeito Sérgio Xavier, essa foi uma boa oportunidade de exaltar a figura de Sebastião Pacheco. “Objetivo do Lápis no Papel é resgatar a dignidade do ser humano por meio da alfabetização e também proporcionar aos nossos funcionários a oportunidade de fazer um concurso público. E também foi possível resgatar a memória de um dos maiores secretários que nós já tivemos, o saudoso Sebastião Pacheco”, disse o prefeito.
Com a intenção de prestigiar o início do projeto Lápis no Papel e conferir a homenagem a Sebastião Pacheco, também estiveram no evento, os secretários de Governo, André Guedes, de Administração, Ana Paula Navega, de Comunicação Social, Cristina Bravo, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissional e Superior, Igor Pinto, de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Meio Ambiente, Eduardo de Vries, de Esporte e Lazer, Renato Satyro, além de outras autoridades e personalidades do cenário social e educacional de Nova Friburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário