domingo, 18 de março de 2012

Secretário Abi-Ramia no Cidade Real

SECRETÁRIO RENATO ABI-RAMIA RELATA OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES DE QUASE UM ANO À FRENTE DA SAÚDE DE NOVA FRIBURGO

O brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do planeta, justificada pela garantia de um atendimento de saúde universal e decente. Mas não é o que acontece. Em todo país, há pessoas que têm que aguardar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e pronto-socorros, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento. O desafio dos governantes é tornar este sistema mais saudável.

Este ano, a campanha da fraternidade desenvolvida pela igreja católica traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. De acordo a CNBB, a campanha desse ano tem como objetivo geral refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e a mobilização por melhorias no sistema público de saúde. A iniciativa vem intensificar o debate sobre a Emenda Constitucional que define os percentuais mínimos a serem investidos em ações e serviços de saúde pelo governo federal, pelos estados e pelas prefeituras.

O tema saúde pública sucinta muitos debates quanto aos investimentos públicos, responsabilidades políticas e públicas, atendimento, impostos entre outros. Além de ser um tema que apresenta muitos questionamentos da população, que em sua maioria insatisfeita, reclama das condições dos hospitais e postos de saúde à disposição.

Nova Friburgo conta hoje com uma rede de saúde engessada há anos, com hospitais e postos que não acompanharam o crescimento da população e região. Outro questionamento envolvendo a saúde trata das dificuldades enfrentadas pós-tragédia, as heranças de administrações anteriores e administração de um organismo sem pessoal e com recursos escassos.

Mas as notícias não são somente de caráter negativo. Nos últimos meses, a fim de atender as demandas da população, mutirões de saúde foram e estão sendo realizados em cada bairro, como Riograndina, São Geraldo e Olaria, onde mais de 400 pacientes foram atendidos, consultas que antes demoravam meses foram feitas no mesmo dia.

Outra notícia recentemente divulgada trata da contratação de 10 médicos para as unidades. O número ainda é pequeno, mas virá auxiliar no atendimento a população.

Outro fato recente da saúde pública friburguense vem do Governo do Estado, que anunciou a vinda do hospital do câncer para cidade, uma demanda antiga dos cidadãos.

Para tratar destes, e de outros temas, ao vivo, no próximo Cidade Real, às 22h, na TV Zoom, Zury Maurer receberá o secretário municipal de saúde, Dr. Renato Abi-Râmia

Para participar, envie e-mail, antecipadamente, para programacidadereal@gmail.com ou ainda pelo telefone 2519 2003.

Nenhum comentário: