sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

População se sensibiliza e as doações de sangue para o Hemocentro aumentam

Após o prefeito Rogério Cabral e a vice-prefeita Grace Arruda doarem sangue ao Hemocentro de Nova Friburgo, o movimento de pessoas contribuindo tem aumentado continuamente. Segundo a direção, a média de segurança está próxima de ser atingida, com mais de 25 doações diárias (essa média é a partir de 30 doações por dia).

Na quinta-feira, 24 de janeiro, um ônibus do Sanatório Naval chegou ao Hospital Municipal Raul Sertã com mais alguns militares para doarem sangue e o núcleo do COJENF (Conselho de Jovens Evangélicos de Nova Friburgo) também apareceu por lá para fazer doações mas, acima de tudo, preparar um vídeo que será transmitido em várias igrejas evangélicas da cidade.

Segundo afirmou o presidente do COJENF, Johnny Maycon, da igreja Quadrangular de Olaria, a ideia do vídeo é faz parte de uma campanha entre os jovens das igrejas de Nova Friburgo sobre a importância da doação de sangue. “Sabemos que no período que antecede o carnaval há necessidade de renovar e aumentar os estoques do Hemocentro e, por isso, decidimos fazer uma campanha de incentivo”, afirmou.

O pastor Rodrigo Thurler disse que essa campanha será lançada na sexta-feira, 25 de janeiro, na igreja Metodista Central, para um grupo de mais de 500 jovens. Johnny falou que esse vídeo deles, durante o ato da doação de sangue, será exibido nas redes sociais, como forma de expandir e alcançar um maior número de jovens: “Esse ano vamos promover muitas ações sociais. O objetivo é criar opções que preencham o dia da nossa juventude, que muitas das vezes fica ociosa”.

Juliano Oliveira e Felippe Schenkuel, da igreja Batista Nacional e da Quadrangular de Olaria, completavam o grupo da COJENF que foi ao Hemocentro. Felippe e Johnny serão os personagens do vídeo sobre a doação.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira de conselho profissional)

- Estar bem de saúde- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos)

– jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.

- Pesar no mínimo 50 Kg

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Nenhum comentário: