O secretário municipal do Meio Ambiente, Ivison Soares de Macedo, informou na tarde de sexta-feira, 15, que o crematório que funcionava na RJ 130, nas mediações do bairro Córrego D’Antas, está com suas instalações em fase de desmontagem. Segundo Ivison,“conforme a programação de monitoramento da secretaria, foi efetuada uma vistoria técnica na empresa, considerando que o prazo dado pelo Conselho Diretor do INEA para encerramento das atividades de incineração expirou no último dia 11. Nesta vistoria, ficou constatado que a empresa paralisou as atividades e está em fase de desmontagem de equipamentos, transferência para outro município e limpeza do local”, informou o secretário.
Para Ivison, as inúmeras reclamações dos moradores da região em relação às atividades do crematório surtiram efeito - a empresa perdeu a concessão e não teve a licença de funcionamento, emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), renovada. Consequentemente, a Prefeitura também não concedeu o alvará.
De acordo com o secretário, a princípio, a empresa estava autorizada a funcionar apenas com a cremação de animais de pequeno porte, mas a mesma acabou estendendo suas atividades clandestinamente com a incineração de lixo hospitalar, o que trazia muitos transtornos à população do local.
Ivison informou ainda que a empresa deva mudar definitivamente de Nova Friburgo até o próximo dia 25, e que, questão como esta será levada ao Conselho Municipal do Meio Ambiente para que se crie normas reguladoras para empresas desse segmento que queiram se instalar no município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário