quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Formada a primeira turma de professoras agricultoras em Conquista

Prefeito Rogério Cabral, e a vice-prefeita, Grace Arruda, estiveram na solenidade – a iniciativa representa um grande avanço para o desenvolvimento rural no município

A Associação Rural legal, que atende prioritariamente o 3º distrito de Nova Friburgo, Campo do Coelho, realizou na noite do dia 15 de fevereiro, a formatura da primeira turma de professoras agricultoras, nas dependências do CEASA, em Conquista, através do IGP-Cêfel.

A mesa solene da formatura foi composta de várias autoridades, como o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, a vice-prefeita, Grace Arruda, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Damázio. Jorge Camacho, chefe das Unidades do Interior, representou o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, e o presidente geral do Ceasa, Leonardo Brandão.

Segundo os organizadores do curso, foi fundamental a presença do prefeito Rogério Cabral na cerimônia como forma de incentivo para as novas professoras, uma vez que o mesmo é agricultor e tem como origem o 3º Distrito. Também teve destaque na cerimônia a presença da vice-prefeita Grace Arruda, que lembrou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para conciliar seus sonhos com as necessidades familiares.

O Rural Legal soma parcerias que são fundamentais para alavancar o Turismo, e outras atividades econômicas, tendo como base a educação. Os cursos de capacitação profissional em diversas profissões são fundamentais para que o desenvolvimento se faça de forma integrada. Assim, agricultores, comerciantes, pousadeiros e outros, têm a oportunidade de empregar pessoas da própria região, evitando o êxodo rural.

O apoio da ACIANF (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo), onde nasceu o Projeto Rural Legal, hoje Associação Rural Legal, formatado e coordenado pela vice-presidente Dalva Brust, recebeu a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, que viabilizou o transporte dos profissionais envolvidos nos cursos e atendimentos, do CEFET e da Universidade Estácio de Sá e, também das participantes da Oficina do Sabor em São Lourenço, onde os produtos regionais são aprimorados para se adequar às exigências de comercialização.

Vale salientar que a qualificação do agricultor em seu próprio distrito é fundamental, pois, a escola vai até o agricultor. O agricultor e sua família trabalham duro nas roças e, depois de um dia de trabalho, para estudar, é preciso enfrentar uma hora de ônibus para ir, e outra para retornar. Dessa forma, ficaria difícil o mesmo ter concentração nas aulas em função do cansaço, perdendo qualidade no aprendizado.

O IGP-Cêfel é um dos parceiros que aposta neste conceito de educação e vai, em 2013, acrescentar mais cursos ao de Formação de Professores, que continuarão nas dependências do CEASA, que é um outro parceiro importante nesta jornada. Ações como essas representam portas que se abriram fortalecendo o conceito de agricultura familiar qualificada, onde o pequeno agricultor escoa seus produtos e pode ver sua família recebendo conhecimento para fortalecer a renda familiar e modernizar a administração de sua produção.

O reconhecimento deste trabalho fortalece outros parceiros, como o CEFET-NF Turismo, e Associações de Pequenos Produtores Rurais, destacando a Associação de São Lourenço, onde funcionam as Oficinas do Sabor (culinária regional) e de Turismo. Outras escolas técnicas aguardam a definição de espaço para iniciarem mais ofertas de capacitação profissional.

Nenhum comentário: