Prefeitura mobiliza diversas entidades ligadas à mulher para festejar o Dia Internacional da Mulher
Várias entidades e instituições participaram do evento de ação de cidadania, cultura e lazer em homenagem à mulher, pelo Mês da Mulher, sábado, 09 de março, na Praça Dermeval B. Moreira. Esse evento integra a variada programação, que segue por todo o mês de março, da Secretaria de Governo da Prefeitura, cujo objetivo é expandir essas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08.
A movimentação na Praça Dermeval B. Moreira iniciou às 14h30min, com diversas mulheres, de todas as idades, aferindo pressão, fazendo testes de glicose, cortes de cabelo, recebendo atendimento odontológico e conhecendo seus direitos, através das várias cartilhas que foram distribuídas ou através de advogados das entidades.
A Fundação Municipal de Saúde levou o Ônibus da Saúde, onde foram feitas algumas aplicações de flúor e realizada palestra sobre planejamento familiar. Ao lado, a Secretaria de Esportes e Lazer participou com o Projeto Acerte o Passo, que faz aferições de pressão, avaliações físicas e testes de glicemia. A Cruz Vermelha, que também ofereceu esses mesmos serviços, utilizou todos os seus 450 kits.
Sobre direitos da mulher, várias entidades aceitaram o convite da Secretaria de Governo. Foram elas: o Centro de Referência da Cidadania LGBT Hanna Suzart, o Centro de Referência da Mulher, a Universidade Estácio de Sá, o Tecle Mulher, do Conselho Municipal da Mulher e o Ônibus Itinerante da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) de Nova Iguaçu. A delegada Teresa Pezza disse que o Ônibus da DEAM tem ido mais frequentemente às comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, mas que assim que recebeu o convite da Dra. Grace Arruda, prontamente veio para Nova Friburgo.
A Dra. Pezza explicou que as principais atividades da equipe são informativas, através da cartilha sobre violência contra a mulher, podendo até fazer registro de ocorrências. Ao todo, a equipe da DEAM distribuiu cerca de 300 cartilhas, informando o que fazer, aonde ir, e quais os direitos da mulher. Um verdadeiro manual para combater a violência.
A AMMA (Associação das Mulheres Mastectomizadas) participou da comemoração e ajudou as mulheres a entenderem melhor como fazer o teste do toque de mama, primeira atitude para prevenção ao câncer mamário. A Fundação Leão XIII ofereceu a retirada de segunda via da identidade e certidões de nascimento e óbito, gratuitamente, sendo que a Secretaria Municipal de Trabalho levou o artesanato do projeto Economia Solidária. As artesãs do projeto realizaram um workshop ensinando como fazer porta-copos com tampinhas de garrafa PET.
Além de muita informação, houve também animação, com o professor André, do Centro de Convivência da Feliz Idade, que fez as mulheres se movimentarem com exercícios de lamba–aeróbica. As atrações do sábado foram encerradas com a apresentação da Banda Campesina Friburguense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário