domingo, 10 de março de 2013

Competição esportiva ganha cunho turístico nas belas paisagens do 7º distrito

São Pedro da Serra será sede da 8ª edição da competição de Mountain Bike mais tradicional de Nova Friburgo, a Montanha Cup. Organizada pela Montanha Esporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a competição atrai atletas de todo o país. Realizada desde 2006, esse será o segundo ano consecutivo em São Pedro da Serra, devido aos elogios dos atletas e ao sucesso de público do ano passado. A largada será dada neste domingo, 10, às 9h. Os ciclistas percorrerão 50 km das estradas do 5º e 7º distritos.

A Montanha Cup é uma corrida no estilo maratona, privilegiando a resistência física dos atletas. O percurso de aproximadamente 50km abrange toda a região do 7º e 5º distritos de Nova Friburgo, com a chegada cronometrada no Alto da Sibéria e uma chegada simbólica em São Pedro da Serra.

Após a largada, os competidores seguirão para a localidade de Bocaina dos Blaudt, passando pela Sibéria, depois atravessarão o asfalto da RJ-142 no sentido Galdinópolis, subirão a serra de Rio Bonito no sentido Macaé de Cima e descerão para Toca da Onça, quando começa o percurso de volta pelo mesmo caminho. A chegada cronometrada será no Alto da Sibéria”, descreveu Orlando Mielli Júnior, explicando também o porquê de duas chegadas diferentes.

Nós temos dois tipos de chegada porque não dá para fazer uma em São Pedro da Serra. Os ‘caras’ chegam disputando posição, e por questão de segurança, a gente faz a chegada lá em cima (Sibéria), já que não tem movimento e o trecho do Alto da Sibéria até São Pedro eles fazem neutralizado. O atleta já venceu lá em cima, em São Pedro, e nós fazemos uma chegada simbólica para as pessoas assistirem.”

A competição, já tradicional no calendário esportivo do município, tem também um cunho turístico muito forte, já que mais de 200 competidores estão inscritos para participar do Montanha Cup e, grande parte desses ciclistas, aproximadamente 90%, são de outras partes do estado e do país. A corrida é divida em 17 categorias, contemplando jovens dos 15 aos 67 anos. De acordo com Orlando, os atletas de alto nível devem concluir a prova em, no máximo, 2h30min, enquanto os amadores podem chegar até 6h de prova.

O evento sempre conta com personalidades do ciclismo como o campeão brasileiro e pentacampeão do Montanha Cup, Robson Ferreira, além de Henrique Avancini, outro grande nome da modalidade, porém, como esse ano a prova não conta pontos para o ranking nacional, o único nome dos atletas de ponta já confirmado é o do friburguense Isaias Teixeira, vencedor da competição em 2011 e favorito para 2013.

Nenhum comentário: