domingo, 24 de março de 2013

Migração de criminosos da capital para a Baixada Fluminense será discutida em audiência na Câmara Federal

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou na quarta-feira (20/03) requerimento da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a migração de criminosos para os municípios da Baixada Fluminense, e o consequente aumento da criminalidade na região, em virtude da instalação de UPPs no Rio de Janeiro.

A data da audiência pública será anunciada nos próximos dias. Para a deputada Andreia Zito, a aprovação do requerimento “prova que os parlamentares estão atentos e sensíveis ao problema”. E mais: "O governo do estado não tem fôlego para expandir o programa das UPPs a toda a região Metropolitana do Rio, mas não é justo que a população da Baixada seja obrigada a conviver com bandidos que fugiram das áreas pacificadas”.

No requerimento, Andreia Zito sugere uma lista de nomes de autoridades que devem ser convidadas a participar da audiência: o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz; os prefeitos de todos os municípios da Baixada Fluminense, e o sociólogo e especialista em segurança pública Paulo Storani, um dos primeiros a fazer o alerta sobre o problema.
  A deputada informou no requerimento que a audiência deve ser realizada com a maior brevidade possível, visando a permitir o amplo debate sobre o problema que atinge a Baixada como um todo, o que na opinião da parlamentar é “inadmissível”.

Nenhum comentário: