quinta-feira, 28 de março de 2013

Mutirão da Saúde mobiliza moradores de São Geraldo

Buscando otimizar os atendimentos médicos e a distribuição de insumos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Mutirão da Saúde no bairro de São Geraldo, neste sábado, 23, de 8h às 12h. Durante as quatro horas de mutirão, os moradores do bairro puderam receber consulta de clínica geral e pediatria, além da pesagem do Programa Bolsa Família, cadastro e emissão do cartão do SUS, cadastro no Hiperdia - para hipertensos e diabéticos, teste de glicemia em jejum e atendimento odontológico.

Os mutirões têm o intuito de abranger um número maior de pessoas, já que muitas trabalham e não têm condições de comparecer aos postos de saúde durante a semana para receber os atendimentos e, como afirmou a Dra. Viviane Medeiros, gerente de atenção integral à saúde, se a saúde básica caminhar bem, menor o número de pessoas em busca de atendimento no hospital.

O objetivo é preventivo, educacional. Hoje em dia, nós temos uma demanda reprimida muito grande de alguns profissionais, por isso, foi montado esse mutirão aqui em São Geraldo. Nós pensamos na saúde como um todo, quanto mais a saúde básica andar, menos internações nós teremos no hospital“, explicou Viviane.

As consultas de clínica geral e pediatria foram marcadas ao longo da semana. Já os outros serviços como teste de glicemia, aferição de pressão, pesagem do Programa Bolsa Família, atendimento odontológico e os cadastros do Hiperdia e cartão SUS eram realizados na hora.

Os adultos que trouxeram as crianças para serem atendidas na pediatria, pesagem do Bolsa Família e na saúde bucal, com escovação e aplicação de flúor, se surpreenderam com a cama elástica montada para divertir a criançada e elogiaram a realização do Mutirão da Saúde no bairro.

Eu acho esse mutirão muito importante porque nem sempre a gente tem a oportunidade de trazer as crianças ao posto, principalmente para dentista e pediatra. Hoje, ainda tem a cama elástica para as crianças, elas podem se divertir e conhecer gente nova enquanto somos atendidas também, isso é muito bom”, disse a moradora, Rosimeire dos Santos.

Nenhum comentário: