segunda-feira, 4 de março de 2013

Senador quer que DNIT se explique

O líder do PSDB no Senado, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), protolcolou na sexta-feira (01), conforme havia adiantado na quinta-feira (28.02), em coletiva à imprensa, um requerimento na Comissão de Infraestrutura, pedindo que convide o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, para explicar problemas estruturais no órgão, como o fato de nove entre onze obras de rodovias concluídas nos últimos dois anos apresentarem problemas de construção e manutenção, como comprovou uma auditoria aprovada quarta-feira pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o TCU, os defeitos nesses trechos recém-construídos surgiram, em média, sete meses depois de concluídas as obras.

Na justificativa, o líder tucano afirmou que, segundo o TCU, de onze obras entregues em 2011 e 2012, dez apresentam problemas, como afundamentos, trincas, desgastes, deslocamento de pistas e buracos. “Além disso, o TCU constatou que o Dnit não realiza testes quando as constutoras entregam a obra. Para os técnicos do TCU, estes vícios reduzem a vida útil das estradas e causam prejuízos aos cofres públicos”, complementou.

No entendimento do Senaodr, a solução é uma fiscalização mais eficiente, à medida em que os pagamentos são feitos pelo Governo. “O Dnit tem que ir lá e fiscalizar para saber se a obra foi bem feita antes de pagar e fazer a medição com rigor, como se fosse o olho do dono”, acentuou. Questionado sobre o fato de o TCU anunciar que vai pedir ao Dnit que elabore agora um estudo para definir critérios de qualidade, Aloysio respondeu: “Esse critério já existe. Está pronto. Só falta aplicar”.

Assessoria de Imprensa do Senador

Nenhum comentário: