O trabalho que a COSPE desenvolveu e desenvolve ainda hoje no Brasil visa o fortalecimento do papel social, cultural e econômico de associações e redes, nos âmbitos da economia social e solidaria, da agricultura familiar e do eco-turismo. Sabor Natural do Sertão na Bahia e Barra & Cajú no litoral do Piauí são exemplos de redes de pequenos produtores, condutores de turistas e artesãos que durante os últimos anos participam dos projetos de cooperação internacional promovidos pela COSPE no Brasil.
A COSPE se empenha na integração de jovens e mulheres nos processos de desenvolvimento econômico local, contribuindo para o fortalecimento das empresas/empreendimentos individuais que fazem parte das redes: agricultores e pescadores são apoiados para que possam melhorar suas atividades e seus produtos, também através da promoção de certificações éticas e ambientais (selo orgânico ou da economia solidária). Essas experiências também são integradas nos caminhos propostos pelos circuitos de turismo responsável, pela cuja criação a COSPE se empenha na articulação das redes de atores locais e internacionais.
O apoio ao setor do eco-turismo, do turismo rural e de base comunitária resulta em projetos de capacitação e transferência de tecnologias, de valorização do patrimônio ambiental e cultural, diversificação dos serviços e na participação em feiras nacionais e internacionais. Graças aos parceiros nacionais e internacionais como ICMBio, Rede TRAF, ANDA Brasil, AITR (Associação Italiana de Turismo Responsável), FAIRTRADE, ICEA (Instituto de Certificação Ética e Ambiental) e colaborações com agências de viagens solidários (Planet Viaggi, Viaggi Solidali) e autoridades locais, a COSPE visa o fortalecimento do turismo sustentável, como instrumento e motor de desenvolvimento, no âmbito da economia social e solidaria.
"Eu acredito que eventos como esta capacitação em Gestão e Turismo, organizados, articulando vários sujeitos com diferentes competências permitam a troca de experiências e práticas que no setor do turismo não podem deixar de ser inovadoras e atentas as necessidades dos viajantes. E sobre todo da Natureza!", declara Elisa Pettinati.
Programação:


Nenhum comentário:
Postar um comentário