terça-feira, 12 de março de 2013

Trabalhado​ras são homenagead​as no Mês da Mulher

Evento da Prefeitura no Teatro Municipal homenageou mulheres que lutam no dia a dia

As comemorações do Mês da Mulher seguiram nesse fim de semana com evento no Teatro Municipal, sexta-feira, 08 de março, com homenagens e shows, e, no sábado, 09 de março, na Praça Dermeval B. Moreira, com ações de cidadania, cultura e lazer, dança, apresentação da Campesina Friburguense, sorteios de brindes e a presença de um ônibus itinerante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). E não para por aí.

A programação segue nos próximos sábados, dias 16 e 23 de março, com ações em Amparo e na Praça Lafayete Bravo, em Conselheiro Paulino, com apresentação da Banda Euterpe Friburguense, a partir das 14h, além de Baile Encantado, com o grupo Tom e Voz e DJ Saulo Emerick, no Clube do Xadrez, às 19h.

No evento da última sexta, 20 mulheres receberam homenagem em nome de todas as friburguenses. Como havia anunciado a vice-prefeita Grace Arruda, todas as homenagens foram para mulheres humildes, ligadas à “profissões imprescindíveis para que a sociedade funcione bem”, disse. A primeira a receber flores foi a soldado da Polícia Militar Ana Paula. Também foram lembradas mulheres do serviço público, da Polícia Civil, como a comissária da DEAM de Nova Friburgo, Cátia Marques, serventes da Câmara Municipal e da Prefeitura, atendentes da Defesa Civil, da Guarda Municipal, enfermeiras, representantes de associações de moradores de Três Irmãos e Riograndina, cozinheiras, agricultoras, a agente de trânsito da AUTRAN, única agente da autarquia, Adriana Silva, cobradoras de ônibus e professoras. Todas as mais de 200 mulheres que compareceram ao evento receberam rosas na entrada.

O prefeito Rogério Cabral e a vice-prefeita Grace Arruda subiram ao palco para falar da importância da mulher e homenagearam a mãe de Rogério, Dona Lena, sua mulher, Janete e sua filha Flávia.


As Fulanas iniciaram os shows e apresentaram Garota de Ipanema, de Vinícius de Morais, eterno admirador das mulheres, e encantaram os presentes com músicas românticas. A vice-prefeita Grace Arruda, antes da apresentação da Orquestra Feminina da UCAM (Cândido Mendes), declamou um poema do pastor José Ebenézer, “Bastante Mulher”, que arrancou aplausos da plateia. O professor Cigano, discípulo de Carlinhos de Jesus, fechou a noite com apresentações de seu grupo de bailarinos de dança de salão. Na saída do teatro, fogos abrilhantaram as homenagens.

As Fulanas

O lado feminino da Orquestra da UCAM

Grupo de dança de salão do professor Cigano

As homenageadas:

Ana Paula, Polícia Militar – Eny Nogueira, funcionária há 19 anos da secretaria de Serviços Públicos – Edna Folly, Polícia Civil – Cátia Marques, comissária da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) – Terezinha de Jesus, Câmara Municipal – Maria Helena de Miranda, cabo do Corpo de Bombeiros – Ana Lúcia Amorim, Defesa Civil – Monique Pinho, Guarda Municipal – Cláudia Knupp, enfermeira – Cristiane Heischiner – Dona Arlinda, moradora de Riograndina – Maria Helena Pires, agente comunitária e presidente da Associação de Moradores de Três Irmãos – Ivone Catarcione, cozinheira – Maria Coracy Macedo, lavradora do Alto do Vieira – Sabrina Cerrado, associação de moradores de Três Irmãos – Francisca da Silva Reis, zeladoria da Prefeitura Municipal – Maria do Carmo Silva de Morais, merendeira – Adriana Silva, agente de Trânsito (AUTRAN) – Augusta Estrela, cobradora da FAOL – Suely Py, professora da Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário: