sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alunos do município participarão do Saerjinho

O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, o Estado ofereceu aos municípios a oportunidade de aderirem ao Saerjinho 2013. Nova Friburgo aderiu ao sistema e no dia 16 de abril, 58 escolas com 113 turmas, sendo 91 de 5º ano e 22 de 9º ano, totalizando 2.413 alunos, estarão realizando as avaliações oferecidas pelo Estado.

Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação (SME) no começo da semana, os diretores foram orientados quanto ao seu papel neste processo, de coordenação geral da avaliação, garantindo a aplicação, segurança, sigilo e inviolabilidade das provas e cartões de resposta. A Professora Andrea Moraes, coordenadora dos anos iniciais pela SME e coordenadora de avaliação municipal do Saerjinho 2013, explicou todo o procedimento para a participação das unidades e destacou a importância do papel dos diretores em motivar o corpo docente, discente, professores e alunos para a realização da avaliação, além da colaboração com a sua organização. Após a aplicação, os cartões-resposta dos alunos serão encaminhados para correção pelo próprio Estado.

A avaliação realizará um diagnóstico da aprendizagem nas turmas participantes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, oferecendo subsídios ao município para, a partir dos resultados obtidos, serem traçadas estratégias de atuação pedagógica e formação para os docentes

Nenhum comentário: