quinta-feira, 11 de abril de 2013

Folias de Reis enaltecem a cultura popular em Cordeiro

Encontro anual reúne fé, folclore e tradição

Em Cordeiro, o primeiro final de semana do mês de abril foi dedicado à cultura popular, com a realização do 16º Encontro de Folias Reis. O encontro é um marco na tradição cultural do município e da região, exaltando a cultura e o folclore do interior, além de ser uma manifestação voltada à religiosidade e à fé. Este ano, os organizadores conseguiram reunir folias de reis de diversas localidades, inclusive de cidades mais distantes, como Macaé e Rio de Janeiro.

O evento foi realizado no centro da cidade, nas proximidades da Praça Coronel Antonio Pinto. A abertura aconteceu no sábado, às 20h, com as folias se apresentando no presépio montado na Avenida Raul Veiga, até altas horas. No domingo de manhã, as apresentações foram retomadas e só terminaram por voltas das 23 horas.

Ao todo, 32 folias participaram do tradicional festival, que foi realizado pela Associação de Folias de Reis de Cordeiro, contando com total apoio da Secretaria Municipal de Cultura, inclusive com repasse de subvenção que viabilizou a realização do evento. Todas as agremiações receberam uma ajuda de custo de 200 reais e a organização do encontro ofereceu ainda alimentação para todos os participantes, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, que foi gentilmente cedida por sua diretoria.

A presença de público foi excelente e várias autoridades se fizeram presentes, como o vice-prefeito Leandro da Autoescola, os vereadores Leno e André Chupeta, além de secretários municipais. Impossibilitado de comparecer, devido a compromissos agendados anteriormente, o prefeito Dr. Salomão foi representado, na abertura do encontro, pelo chefe de gabinete Renato Magno.

O encontro parou Cordeiro, literalmente. Na verdade, o município foi envolvido pela força da cultura popular, que conta com nosso total apoio nas suas mais diversas formas de manifestação”, comemorou o secretário de Cultura, Allessandro Concencio, que aproveitou para parabenizar a diretoria da Associação de Folias, atualmente presidida por Cosme Bomboca.

Nenhum comentário: