terça-feira, 2 de abril de 2013

Secretarias de Cultura e Educação ensinam nas escolas como fazer as armadilhas para o mosquito da dengue

O Colégio Estadual Antonio Pecly, unidade de ensino com maior número de alunos em Cordeiro, foi o escolhido para iniciar a ação desenvolvida em conjunto pelas secretarias de Cultura e Educação no combate à dengue. Na terça-feira, 26, os secretários Allessandro Concencio e Deuzimar Caetano foram às salas de aula para ensinar os alunos a fazer uma armadilha para o mosquito transmissor da dengue, com utilização de garrafa pet.

Com apoio da diretora Rúbia Farinha e dos professores, que solicitaram aos alunos do turno da tarde que levassem para a escola garrafas pet de 1,5 ou 2 litros, o trabalho foi um grande sucesso. A armadilha para dengue despertou tanto interesse que alguns alunos fizeram até mais que uma para levar para casa.

Com ajuda dos professores, os secretários também falaram sobre a necessidade de cada um procurar em suas casas por locais que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue, e ensinaram como a armadilha funciona: “A semente atrai o mosquito da dengue, que coloca o ovo no funil, a larva desce para a água, onde eclode, mas o mosquito não consegue sair e morre”, explicou Allessandro Concencio.

O trabalho iniciado no Antonio Pecly será realizado em todas as escolas municipais e estaduais de Cordeiro, com apoio da equipe das duas secretarias envolvidas. O objetivo é ensinar às crianças para que elas transmitam o que apreenderam na escola aos pais, amigos e vizinhos.

Aprenda a fazer a armadilha

Os materiais utilizados para fazer a armadilha são: uma garrafa pet de 1,5 ou 2 litros, tesoura, uma lixa fina de madeira, fita isolante, um pedaço de tecido chamado microtule e alguns de grãos de alpiste.


A tampa da garrafa será descartada, mas antes retire o anel do lacre da tampa sem danificá-lo e guarde-o; corte a garrafa ao meio, acertando para que uma parte fique como um copo e outra um funil; lixe em sentido único a parte interna do funil até que fique áspera e fosca; corte o microtule e cubra com ele a boca da garrafa, use o anel do lacre para prendê-lo; coloque os grãos de alpiste dentro do copo; encaixe o funil como uma tampa, com a boca da garrafa dentro do copo; vede com a fita isolante toda a borda da armadilha, unindo completamente o funil ao copo; preencha com água, dentro do copo, até a altura da boca da garrafa, sem deixar ultrapassar a rede formada pelo microtule. Pronto. Coloque sua armadilha em locais cobertos.

Ascom Prefeitura Municipal de Cordeiro

Nenhum comentário: