quarta-feira, 8 de maio de 2013

Deputado propõe regulamentação para profissionais da informática

Projeto de lei (5487/2013) apresentado pelo tucano Antonio Carlos Mendes Thame (SP) estabelece que todos os profissionais da informática terão suas atividades regulamentadas.

Pela proposta, as especificações para qualificar como profissional da área incluem os analistas de sistema, de requisitos, analista programador; desenvolvedor, de tecnologia da informação, de suporte, arquiteto de sistemas, entre outras funções correlatas. Poderão exercer a profissão todos os que tenham diploma de nível superior ou técnico, pós-graduação, mestrado ou doutorado expedido por estabelecimentos de ensino superior ou escolas oficiais reconhecidos. Quem possuir experiência comprovada de pelo menos um ano, a partir da validade da lei, também terá a função regulamentada.

De acordo com a justificativa de Mendes Thame, o PL partiu das constantes sugestões apresentadas por centenas de profissionais do setor, solicitando a valorização da profissão por meio de uma regulamentação. “Entendemos que a atividade profissional dos informatas, por oferecer riscos às empresas e usuários, não pode ser entregue a qualquer interessado, desprovido de qualificação”, destacou Thame.

Segundo o deputado, a regulamentação do exercício da profissão é fundamental para fomentar o reconhecimento da informática, incentivar a educação formal no setor e alavancar o crescimento econômico com profissionais de qualidade. “Privilegiamos o profissional da área, reconhecendo seu direito e obrigação de assumir a responsabilidade técnica pelos projetos desenvolvidos em bases profissionais. Estamos certos de que este projeto fará justiça para com os profissionais da informática, servindo para a valorização dos mesmos e para a excelência na atividade”, concluiu.

Reportagem: Edjalma Borges

Nenhum comentário: