sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia do Desafio atraiu inúmeros participantes em Nova Friburgo

Evento marca o dia mundial de combate ao sedentarismo

Na manhã de quarta-feira, 29, e durante todo o dia, aconteceu em Nova Friburgo e em vários países da América Latina, o Dia do Desafio. A data, que visa o incentivo à prática da atividade física, e acontece anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, está incluída desta vez na programação do Mês das Colônias em comemoração ao aniversário da cidade.

O evento, uma parceria do Sesc da cidade com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu na Praça Dermeval Barbosa Moreira e também no Sesc, atividades esportivas e ao ar livre de diversas modalidades.

Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis na vida da população, o Dia do Desafio mobiliza pessoas de todas as idades que, através da conscientização e valorização do exercício físico regular, preconiza a prática de atividade por pelo menos 15 minutos. “Este dia é fundamental pra demonstrar a importância da atividade física na vida do ser humano. Está provado que quanto mais investimento em esporte, menos gastos com a saúde”, destacou Renato Satyro, secretário de esportes do município.

Como sempre acontece, a coordenação mundial do evento estabelece uma competição entre cidades do mesmo porte. E este ano Nova Friburgo entrou na disputa com a cidade de Itu, no interior de São Paulo. Ganha quem conseguir atingir proporcionalmente ao total de habitantes, o maior número de participantes. “Na verdade, essa competição acontece mesmo a título de motivação, porque nossa cidade tem muita viva a cultura do esporte”, ressaltou Fátima Zarife, gestora de esporte e lazer do Sesc-NF.

A campanha, que atrai além da comunidade, escolas, empresas, entidades e grupos da Melhor Idade apoia-se no compromisso de levar a todos, esclarecimentos e orientações sobre saúde e bem estar. No município de Friburgo, o Projeto Acerte o Passo, uma realização da Secretaria de Esportes, ofereceu gratuitamente, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre saúde e bem-estar. “Estar aqui hoje participando deste dia é uma grande satisfação. Mostra que todos nós, independente da idade, estamos aptos a praticar algum tipo de atividade. Me sinto renovada depois que passei a praticar esporte”, finalizou Vera Maria Borges, aluna do Centro de Convivência da cidade.

Nenhum comentário: