quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mudanças no trânsito de Cordeiro visam diminuir o tráfego no centro da cidade

Com a utilização de cones para ajudar aos motoristas na identificação das mudanças que vêm sendo feitas no trânsito, a Secretaria de Trânsito de Cordeiro busca diminuir o fluxo de veículos no centro da cidade e interceder para a melhoria do tráfego em locais propícios a acidentes. Sendo assim, o secretário Carlos Roberto Lopes Ribeiro esclarece as alterações e explica como será feita a transição para a sinalização definitiva.

A primeira mudança vigente é o estabelecimento do retorno para os motoristas que descem pela Rua Moacir Laport Leitão, com destino aos bairros Lavrinhas, Jardim de Alah e à saída para Cantagalo. Tendo se mostrado útil e viável, o retorno receberá a sinalização fixa assim que forem concluídas as compras de materiais de sinalização viária pela Prefeitura.

Segundo o secretário, como a criação do retorno não permite que o local seja usado como estacionamento para carros, será feita a realocação do estacionamento de motos, que atualmente fica na Praça Coronel Antonio Pinto, assim como a colocação de bicicletários: “As motos ocupam menos espaço e podem ser estacionadas no local, além disso, beneficiaremos as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte e não têm onde deixá-la quando vêm ao centro da cidade”.

Em caráter experimental, a secretaria ainda estabeleceu mão única para o trecho da Rua Coronel José Olímpio de Carvalho, que dá entrada para a parte alta do Bairro Senna Campos. De acordo com Carlos Roberto, a retirada da mão dupla foi devido aos acidentes que já ocorreram no local, inclusive fatais, e ao estreitamento da via com o estacionamento de veículos nos dois lados: “Os carros que saem das ruas transversais existentes nesse trecho ficam sem visão para pegar a pista principal. A mão única facilita a movimentação, inclusive para os pedestres que tinham dificuldade de atravessar no local”.

Como está em fase de teste, a orientação da mudança aos motoristas está sendo feita com a utilização de grades e placas de sinalização. Além disso, como a alteração afeta a linha utilizada pelas empresas de transporte coletivo, a secretaria colocou um ponto de parada de ônibus na ponte que liga os Bairros Sena Campos e Dois Valos, como alternativa para os moradores do trecho. A mudança definitiva permitirá ainda que a prefeitura estude, junto às empresas de transporte, a criação de uma linha de ônibus especifica para atender aos moradores do Senna Campos.

Vale ressaltar que a diminuição do fluxo de veículos no centro da cidade depende também da conscientização dos motoristas. Com as alterações atuais, fica a utilização da Rua Cesar Monteiro, passando por trás do campo do Cordeiro, como ponto de acesso aos motoristas que desejam seguir para Cantagalo sem passar pelo centro da cidade. Já o percurso para os que intencionam seguir pela RJ 160, sentido Macuco, passa pela Rua 15 de Novembro, ao lado do Adro da Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Nenhum comentário: