A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho e sua Subsecretaria de Trabalho e Renda, promove palestra sobre cooperativismo e microcrédito nesta terça-feira, dia 28, às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, localizado na Avenida Alberto Braune, 224, terceiro andar, em frente à sede da Prefeitura, no Centro. A palestra está a cargo do setor de cooperativismo da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), parceira do evento.
COOPERATIVISMO - O setor de cooperativismo da Setrab tem como objetivo fomentar a geração de emprego e renda para a população de todo o estado por meio de cooperativas e associações. A partir de 2004, o cooperativismo no estado foi fortificado com a implantação do programa CooperaRio, cujo objetivo é ser um programa de economia solidária sustentada, através da formação, gestão e controle e avaliação de associações produtivas, principalmente sob a forma de cooperativas.
O programa engloba também a criação de incubadoras para darem suporte às cooperativas por um determinado período até estas tornarem-se auto-suficientes. Os objetivos são: fomentar o associativismo e a formação de cooperativas, divulgar o processo de formação de cooperativas como meio de geração de emprego e renda, recrutar trabalhadores que se encontram fora do mercado de trabalho, realizar palestras de sensibilização ao cooperativismo, promover a formação das cooperativas com suas documentações necessárias para legalização, realizar treinamentos específicos e cursos de gestão para os cooperados das cooperativas já formadas e dar assistência contábil e operacional para as cooperativas formadas e legalizadas
MICROCRÉTIDO – Já o programa de microcrédito produtivo é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da Setrab, que tem por finalidade apoiar o pequeno empreendedor, em parceria com instituições financeiras e organizações da sociedade civil.
O programa tem como objetivos apoiar as pessoas empreendedoras que tenham boas idéias e que sejam viáveis para que seu negócio tenha êxito, conceder crédito rápido e sem muita burocracia para as pessoas que não têm acesso às linhas de crédito dos bancos tradicionais e fornecer assistência técnica e gerencial para o fortalecimento e sustentabilidade do negócio.
Os micro e pequenos empreendedores, tenham eles negócios legalizados ou não, podem ter acesso aos recursos, que podem ser utilizados para compra de matéria-prima, ferramentas, utilitários, equipamentos, máquinas, capital de giro, consertos e reformas de máquinas, melhorias e reformas de instalações e aquisição de equipamentos para portadores de deficiência física que permitam atividades empreendedoras.
As únicas restrições para a obtenção do crédito se referem às atividades desenvolvidas, que não podem ser prejudiciais ao meio ambiente e nem podem estar envolvidas com nenhum delito; e as pessoas físicas e/ou jurídicas não podem estar com restrições nos cadastros do SPC, Serasa e Cadin.
A participação na palestra é totalmente gratuita. Outras informações na sede da Subsecretaria de Trabalho, que fica na Avenida Alberto Braune, 223, ao lado da Prefeitura, ou pelo telefone 2525-9205.
Nenhum comentário:
Postar um comentário