O Festival das Colônias realizado de 16 a 19 de maio na Praça do Suspiro, reuniu um grande público ao longo dos quatro dias de evento e surpreendeu a todos que participaram das comemorações dos 195 anos de Nova Friburgo. A festa resgatou as tradições dos países que colonizaram a cidade através da música, dança e gastronomia típicas, além de valorizar artistas locais e trazer grandes nomes do cenário musical. Durante o festival, friburguenses e turistas elogiaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo de fomentar o turismo e realizar eventos abertos para toda a população.
O carioca José Carlos, que mora em Nova Friburgo há sete anos, disse ter gostado da festa de um modo geral e que eventos que valorizam as tradições culturais estão ficando cada vez mais raros: “Apresentação de banda e pessoas dançando na praça não se vê mais em lugar nenhum. Esse festival é algo bem diferente e a cidade está de parabéns”.
O Festival das Colônias também foi destacado pelo público como um importante atrativo turístico para Nova Friburgo e que não deve deixar de estar presente no calendário de eventos do município. “Nós já estávamos com saudades desses festivais. Precisamos de festas, de eventos o ano inteiro, porque sabemos que a indústria do turismo é a que mais cresce no mundo. Então, se nós a promovermos, estaremos fortalecendo a economia da cidade” – disse o Sr. Augusto, morador de Mury.
Luiz Deccache acredita que o Festival das Colônias foi um evento importante para resgatar a fama de Nova Friburgo como cidade turística e que, “a exemplo do que acontece em Gramado, onde toda população é envolvida nos eventos da cidade, o friburguense tem que vestir a camisa pelo seu município”.
A união também foi citada por Adilson Junior como um fator importante para recuperar Nova Friburgo: “Eu acho muito interessante a interação das colônias em uma festa como esta. Nossa cidade foi devastada, arrasada e hoje está todo mundo reunido aqui, na Praça do Suspiro, onde tudo foi destruído. Isso é maravilhoso, ver as pessoas felizes e querendo, cada vez mais, reconstruir Nova Friburgo”.
Já a professora Ludmila Sardou elogiou o evento e destacou que “a cidade estava precisando de eventos assim, com música de classe, pessoas elegantes, comida deliciosa e muito bem organizado”. Neste sentido, o friburguense João Hermano Borges, que mora há 35 anos em Florianópolis, disse ter ficado admirado com a tranquilidade e a alegria das pessoas durante a festa. O Festival das Colônias atraiu muitas famílias em um ambiente seguro onde as crianças puderam brincar e se deliciar com doces típicos.
Outro ponto positivo que agradou o público durante o festival foi a participação das colônias. Para Regina Lúcia, de São José dos Campos, o resgate dos valores na formação de Nova Friburgo foi muito interessante, principalmente para quem vem de fora e não conhece de perto a cultura dessas colônias. A aposentada Claíde Mattos Freitas também elogiou e disse ter vindo de Rio das Ostras para participar do Festival das Colônias, tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia pan-africana: “Achei ótima a participação das colônias nesta festa, inclusive, comi um acarajé, que eu não conhecia. Estava maravilhoso” - comentou.
O português Henrique Faria, de Viana do Castelo, está de férias em Nova Friburgo e se surpreendeu com a realização de um festival voltado para as colônias. “O Brasil é um país que foi conquistado pelos portugueses e por isso não se deve acabar com a nossa tradição por aqui. Essa é uma riqueza, tanto para os brasileiros como para os portugueses” – enfatizou Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário