segunda-feira, 10 de junho de 2013

Assembleia do Comitê de Bacia Rio Dois Rios em Cordeiro vota edital de Saneamento Básico

Estando na Secretaria Executiva do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-Rio Dois Rios), com a representação do secretário de Meio Ambiente, Lauro Nardoto Conde, Cordeiro foi escolhida para sediar a 18ª Reunião Ordinária de Plenário, realizada na quinta-feira, 6. A assembleia, que contou com a participação dos onze municípios e de instituições que compõem o comitê, aprovou por unanimidade o Edital de Chamamento de Saneamento Básico, documento que regerá a apresentação e a execução de projetos relativos ao tratamento de efluentes.

O vice-prefeito, Leandro da Autoescola, abriu a reunião destacando as ações da Secretaria de Meio Ambiente, com o desenvolvimento de projetos de saneamento básico para o município, acompanhamento do uso da água e recuperação de áreas verdes: “Estamos com projetos voltados para a área ambiental no desenvolvimento do saneamento básico, recuperação de nascentes e de áreas verdes com o plantio de mudas nativas. Cordeiro está abraçando a causa, pensando nas futuras gerações”.

Tendo como tema principal o Edital de Chamamento Público, a reunião, mediada pela presidente do CBH-Rio Dois Rios, Viviane de Melo, seguiu a pauta prevista com aprovação de atas anteriores, votação de propostas e demandas e escolheu o representante do Comitê para participar da Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB), que acontecerá em agosto.

O Edital, aprovado por unanimidade pelos presentes, após leitura e algumas correções textuais, determina os trâmites que devem ser realizados em caso de manifestação de interesse em projetos executivos em saneamento básico, ou seja, de coleta e tratamento de efluentes. Com orçamento previsto em R$ 1,5 milhão, o Comitê agora tem determinado como deverão ser formulados os projetos a serem apresentados e beneficiados com esse recurso.

Estiveram presentes na assembleia a superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Margareth Nacif, e o comandante da Unidade de Polícia Ambiental do Parque Três Picos, capitão Jorge. Além de representantes de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Duas Barras, Trajano de Moraes, Itaocara, São Fidelis e Macuco, e representantes da Firjan, Fiperj e Embrapa.

Nenhum comentário: