quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cordeiro adere ao Programa Municípios Eficientes

Na terça-feira, 4, a secretária de Educação de Cordeiro, Deuzimar Caetano, recebeu, na sede da secretaria, Lídia Azevedo e Dayse Vianna, representantes do PRODERJ, que é o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, para iniciar os preparativos para a implantação do Programa Municípios Eficientes, que é feito em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

A implantação propriamente dita está prevista para o mês de agosto, mas os trabalhos já foram iniciados, visando a oficialização da parceria e a atualização dos dados de Cordeiro no sistema do órgão estadual. É importante destacar que uma empresa é contratada, através de licitação, para a implantação do programa, e que o governo estadual arca com todas as despesas, sendo um projeto sem custos para a prefeitura.

O Programa Municípios Eficientes, iniciado em 2010, consiste na implantação de um software de gestão pública, o e-cidade, desenvolvido em plataforma livre e disponibilizado no Programa do Software Público Brasileiro. A experiência vislumbra e exemplifica a possibilidade de fortalecer os mecanismos de gestão pública municipal por meio de soluções de Tecnologia da Informação (TI) de baixo custo, causando impactos imediatos.

Um dos objetivos é que toda a gestão escolar dos municípios seja gerenciada por meio do sistema, agilizando o fluxo de informações entre a secretaria, diretores de escolas e a sociedade. Durante dois anos, após a implantação, a SEPLAG e o PRODERJ acompanham a utilização da ferramenta, fornecendo treinamento e dando suporte no uso da mesma. A transferência da tecnologia ao município é também um dos objetivos do programa. Espera-se que após a implantação, capacitações e do acompanhamento, o município possa ser autossuficiente na gestão do módulo de educação do e-cidade.

Nenhum comentário: