sexta-feira, 7 de junho de 2013

Educação pública recebe atenção especial da administração cordeirense

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Cordeiro, a professora Deuzimar Deborssa de Souza Caetano vem trabalhando firme para proporcionar às escolas e aos profissionais da rede municipal a estrutura necessária para que a qualidade do ensino seja garantida, assim como da merenda escolar e dos demais serviços prestados à comunidade.

Todas as escolas passaram por limpeza e reforma, com retirada de entulhos e poda de árvores em seus terrenos, pintura dos muros, colocação de grades, toldos, telas de proteção e outras melhorias. Para prevenir doenças, inclusive a dengue, foram realizados serviços de dedetização em todas as unidades de ensino.

Foi feita manutenção em todas as máquinas de xerox, inclusive na da própria Secretaria, pois nenhuma estava funcionando quando a nova administração assumiu. “Para se ter uma ideia, algumas escolas tinham voltado a usar o mimeógrafo. Também tivemos que regularizar os extintores, que estavam com os prazos de validade vencidos, e tinha escola que sequer possuía extintor”, conta a secretária.

No que se refere à merenda, uma das ações imediatas foi a regularização do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que estava com prazos vencidos para a sua formação e poderia impedir o município de receber verbas para a merenda. Outra medida para evitar perdas foi a aquisição de balanças para pesagem dos alimentos e formulação do mapa de merenda, conforme exigência do Tribunal de Contas.

Parques infantis, adquiridos pela administração passada, estão sendo instalados nas escolas após negociação e pagamento de despesas para preparação do terreno e instalação junto ao fornecer, já que os prazos estavam vencidos. “Ainda há muito a ser feito, mas estamos trabalhando duro para que tudo funcione plenamente na educação cordeirense. Também consertamos o elevador que dá acesso à Secretaria, encontrado desativado”.

Em relação ao transporte escolar, Deuzimar destaca a recuperação de uma van e a disponibilização de veículos do município para transportar alunos da zona rural, que cursam do 6º ao 9º ano na zona urbana, serviço antes terceirizado. Outra medida que gerou economia aos cofres públicos foi a parceria com a Expresso Farinha para que os ônibus escolares fossem lavados pela empresa, já que a prefeitura não possui local adequado e o serviço não é cobrado.

Nenhum comentário: