sábado, 1 de junho de 2013

Glauber apresenta o Estatuto de Proteção Civil para 145 países

O Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ) foi convidado pela ONU, para palestrar, sobre a primeira Lei Nacional de Prevenção e Respostas a Desastres Naturais, o Estatuto de Proteção Civil que é de sua autoria, na IV Plataforma Global sobre Redução de Risco de Desastres em Genebra, Suíça. O evento aconteceu entre os dias 19 e 24 de maio, e reuniu representantes de 145 países.

O deputado apresentou a Primeira Lei Brasileira de Prevenção e Resposta a Desastres Climáticos, o Estatuto de Proteção e Defesa Civil que é de sua autoria. Glauber falou sobre a elaboração do projeto de lei, dos pontos que foram aprovados e sancionados e fez um relato do que muda na legislação do Brasil com essa lei. O Parlamentar também destacou a sua preocupação para que essa lei se torne popular e possa realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

Crítico do processo de reconstrução da Região Serrana do Rio, conduzido pelo Estado, Glauber falou sobre as falhas de uma maneira construtiva, com o objetivo de acordar o Governo do Estado a partir do acompanhamento internacional. “Não tem o menor cabimento, o Governo do Estado, gastar mais de um bilhão de reais no Maracanã, para depois entregar para a iniciativa privada, enquanto em toda a Região Serrana do Rio, depois de mais de dois anos da tragédia, não foram entregues casas para quem ficou desabrigado. Vamos fazer justiça: O Governo Federal tem liberado recursos para contenção de encostas e construções de moradias, mas quem tem que aplicar essa verba é o Governo do Estado. A prioridade está errada e não dá para concordar com isso”, explicou Glauber.

A Representante Especial da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, elogiou publicamente o trabalho que Glauber vem desenvolvendo no Brasil, para preparar o país de forma preventiva de curto, médio e longo prazo. Para Margareta, o Brasil deu um grande passo com a legislação escrita por Glauber.

Nenhum comentário: