Durante a visita, trovadores relembram a fonte saudosa e demonstram emoção Aproximadamente 60 membros de várias partes do Brasil e da União Brasileira de Trovadores, UBT, visitaram o busto de Luiz Otávio neste sábado, 01, um dos pioneiros na criação dos Jogos Florais, em 1960. Os trovadores, visivelmente emocionados, relembraram a infância vivida junto à saudosa fonte do Suspiro, berço de recordações e inspiração inclusive para o Hino de Nova Friburgo.
“Nós que brincamos aqui, que bebemos água da fonte, sabemos o quanto ela faz falta no nosso dia a dia. Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade”, disse, emocionado, o presidente da UBT de Nova Friburgo, Rodolpho Abbud, citando, depois, os versos inspiradores do hino do município: “do suspiro na fonte saudosa, há três almas que gemem de dor, repetindo esta prece maviosa da saudade, do ciúme e do amor".
Em rodízio de trovas e com muito pesar, os membros da UBT lembraram a catástrofe climática de 2011 que destruiu a fonte saudosa, a praça dos trovadores e o monumento aos Jogos Florais. De acordo com Abbud, eles vão lutar para reconstruir esse espaço que é tão importante para a cultura e o turismo de Nova Friburgo e que a vice-prefeita, Dra. Grace Arruda, já sinalizou com a restauração do local.
De poesia direta, simples e objetiva, a trova fez de Nova Friburgo sua capital nacional; muito pela imagem de Luiz Otávio que, junto a J. G. de Araújo Jorge, criou, em Nova Friburgo, no final dos anos 50, a primeira edição dos Jogos Florais. Luiz Otávio é denominado "o príncipe da trova" pelos atuais membros da UBT. O presidente da UBT nacional, Luiz Carlos Abrita, enalteceu Otávio e a organização dos trovadores. “Realmente esse grupo de trovadores parece o movimento literário mais organizado do país, com cerca de cinco mil participantes. Eles conservam o ideal de Luiz Otávio e se reúnem cada vez em um lugar, em vários lugares do Brasil e do exterior também, pois nós já tivemos eventos no exterior, colocando sempre em primeiro lugar a trova”, concluiu o presidente.



Nenhum comentário:
Postar um comentário