sexta-feira, 12 de julho de 2013

Órgãos de segurança se reúnem para definir estratégia para JMJ

Evento católico deve trazer mais de 2000 jovens a Nova Friburgo

Os principais órgãos de segurança pública se reuniram nesta terça-feira, 09, com representantes da Friburgo Auto ônibus Ltda. (FAOL) e da Igreja Católica para traçar estratégias de segurança, logística e infraestrutura para Jornada Mundial da Juventude, que terá eventos no município de 18 a 21 de julho.

Inicialmente, Nova Friburgo abrigará pouco mais de 900 jovens em suas paróquias, mas, durante grandes eventos como celebrações e shows, o número estimado chega a 2000 pessoas, entre peregrinos e párocos. Hoje, antes mesmo do início das atividades, o município já abriga mais de 100 peregrinos de Madrid, Espanha.

Como grande parte dos maiores eventos acontecerá nos dias de semana e nos horários de pico, o objetivo é criar uma estratégia para que o trânsito possa fluir sem grandes transtornos. A Faol concederá Fricards como cortesia e ônibus específicos para os peregrinos, principalmente no final da noite por questões de segurança.

Para facilitar a locomoção, os jovens serão separados em pequenos grupos de aproximadamente 20 pessoas e serão guiados por voluntários brasileiros. Além disso, as atividades esportivas e grandes eventos serão realizados no Country Club e as culturais serão na Oficina Escola de Artes ou no Antigo Fórum, sede da Secretaria de Cultura.

A Jornada Mundial da Juventude deve movimentar também o turismo, e não só nestes quatro dias de atividades, mas posteriormente. De acordo com Padre Marcos, da Paróquia São João Batista, a Matriz, muitos jovens permanecerão no país até agosto, sendo que 40%, normalmente, retornam com a família aos lugares onde ficaram abrigados.

Nenhum comentário: